Tecnologia da briquetagem de minério de ferro e carvão para uso como carga em altos-fornos e da utilização de rejeitos da mineração de ferro como matéria-prima.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A crescente geração de finos e resíduos na indústria siderúrgica, assim como a constante preocupação ambiental com a emissão de gases (CO2) e o grande volume de rejeitos gerado nas usinas de beneficiamento de minério de ferro e a necessidade de destiná-los adequadamente, vem motivando o estudo de alternativas tecnológicas que permitam o reaproveitamento e o reprocessamento desses materiais. Uma alternativa viável consiste em sua reintrodução no próprio processo de fabricação de ferro e aço, através das técnicas de aglomeração, consolidando a briquetagem como uma das tecnologias mais adequadas para aproveitar finos de minério, carvão e resíduos do setor, de forma econômica e ambientalmente amigável. Este trabalho objetivou a realização de um amplo estudo envolvendo a tecnologia empregada na briquetagem de minério de ferro e carvão para uso como carga em altos-fornos, abordando conceitos fundamentais do processo e apresentando uma análise detalhada dos principais artigos e trabalhos referentes a esses aglomerados e seus processos de produção. A metodologia adotada foi baseada em uma extensa pesquisa bibliográfica que tem como características a leitura, a análise e a interpretação de artigos e outros estudos que possam servir de fonte literária para o tema proposto. Nesse sentido, foram investigadas as principais variáveis e condições operacionais da briquetagem, os comportamentos de carbonização, fusão, redução e gaseificação dos briquetes, seu desempenho e as propriedades de interesse para uso em altos-fornos, bem como a operação simulada desses reatores com carregamento desses aglomerados, concluindo que briquetes de minério de ferro e carvão podem ser considerados como um novo tipo de matéria-prima para a fabricação de ferro em altos-fornos, com características e propriedades muitas vezes superiores quando comparadas a outras cargas normalmente utilizadas nesses reatores e aos insumos individuais desses aglomerados. Além disso, este estudo se propôs a avaliar a viabilidade da utilização de rejeitos da mineração de ferro na constituição desses briquetes, indicando que essa tecnologia pode se apresentar como uma alternativa viável, inovadora e sustentável na mineração de ferro, demandando, no entanto, mais pesquisas e investimentos.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Aglomeração, Minérios de ferro, Carvão, Rejeitos - metalurgia - minérios de ferro
Citação
LEÃO, Paula Maria Gomes Cunha. Tecnologia da briquetagem de minério de ferro e carvão para uso como carga em altos-fornos e da utilização de rejeitos da mineração de ferro como matéria-prima. 2021. 180 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.