Análise computacional de dormentes de aço para avaliação dos efeitos de geometria e contato com lastro sobre o comportamento mecânico da superestrutura ferroviária.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Os dormentes de aço utilizados em vias permanentes ferroviárias apresentam, em geral, uma vida útil longa porém estão sujeitos a alteração de geometria, o que diminui a capacidade de suporte a esforços de operação e aumenta a taxa de deterioração. Trechos ferroviários com condições inadequadas de lastro agravam essa situação. Este trabalho objetiva a análise de tensões mecânicas em dormentes de aço pela aplicação do Método de Elementos Finitos (MEF), a partir da obtenção da geometria fidedigna de um dormente pela aplicação conjunta de técnicas de escaneamento laser 3D da superfície da peça e de processamento em programas de Desenho Assistido por Computador (DAC). Nas análises estáticas MEF foram avaliadas diferentes condições de lastro equivalentes a situações observadas em campo. A geometria escaneada do dormente permitiu obter uma representação adequada para fins de modelagem computacional, superando restrições de acesso a desenhos de projeto original, bem como comparar os resultados com a geometria de um dormente já empregado em campo. As análises de tensões e deslocamentos verticais através do MEF assistida pelo escaneamento laser da geometria real mostrou-se adequada para garantir maior representatividade dos resultados, a comparação com modelos analíticos e a relação com os esforços reais relatados pela literatura ferroviária.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Ferrovias - dormentes, Lazer - escaneamento 3D, Método de elementos finitos, Deformações e tensões - análise, Lastro - ferrovias
Citação
JALES, Erivaldo Santos. Análise computacional de dormentes de aço para avaliação dos efeitos de geometria e contato com lastro sobre o comportamento mecânico da superestrutura ferroviária. 2021. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.