Ídolos de uma decadência perversa : melodrama, frivolidade e o semblante da melancolia na (des)construção de ícones midiáticos.

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Data
2020
Autores
Coração, Cláudio Rodrigues
Vieira, William David
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Resumo
Neste artigo, travamos um debate em torno do que definimos como decadência ou ontologia de uma perversidade midiática dentro da cultura pop, por meio da análise de quatro personagens (ou ícones). São eles: Norma Desmond (Crepúsculo dos Deuses, filme de 1950), Toni Roy Show (conto de João Antônio), BoJack Horseman (personagem da série homônima de 2014) e a cantora Lana Del Rey, com seu videoclipe Blue Velvet. Trabalhamos a ideia de que os personagens são exemplos de um mesmo sufocamento, que torna autômato e hermético um processo de fabricação e destruição de ícones midiáticos. Orquestramos metodologicamente tais questões por meio de três categorias analíticas (melodrama, frivolidade e semblante da melancolia), que nos levam a perceber o funcionamento dessa decadência, símbolo de operação do pop.
Descrição
Palavras-chave
Pop
Citação
CORAÇÃO, C. R.; VIEIRA, W. D. Ídolos de uma decadência perversa: melodrama, frivolidade e o semblante da melancolia na (des)construção de ícones midiáticos. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, v. 8, n. 17, p. 66-92, jun. 2020. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/3785>. Acesso em: 24 maio 2021.