Filho que sai da terra volta diferente : viagem e atmosfera nas canções de Fortaleza, de Cidadão Instigado, e Roteiro pra Aïnouz vol. 3, de Don L.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Foram muitos os artistas nordestinos que migraram para o Sudeste, por diversas motivações em períodos distintos. A começar por nomes como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, passando pela geração de 1970, de Belchior, Ednardo e Amelinha. Com o tempo as motivações mudaram, assim como a organização da Indústria Musical (no que diz respeito aos novos modos de produção e de consumo), mas o ato de cantar as experiências vividas no percurso, em trabalhos de artistas independentes mais recentes, parece ser algo que se mantém. Esta dissertação mira justamente para essa produção a partir de dois álbuns de artistas cearenses que iniciaram suas trajetórias entre a década de 1990 e o início dos anos 2000, são eles: Fortaleza (2015), quinto álbum musical da banda de rock fortalezense, Cidadão Instigado, e Roteiro Pra Ainouz vol. 3 (2017), segunda mixtape solo do rapper fortalezense, Don L. Propomos, então, a investigação desses álbuns, a partir da chave de leitura da viagem, entendida aqui como conceito que, além de significar o deslocamento físico, diz também sobre as transformações subjetivas experimentadas pelos viajantes na estrada (LOPES, 2004; ROGÉRIO, 2011; AMARO, 2013). Nossas perguntas centrais são: a viagem afetou os trabalhos desses artistas? Se afetou, como o percurso da estrada agenciou afetos nos álbuns? Seguimos, portanto, na investigação da arte que surge desde o incômodo do migrante e buscamos nos aproximar dos discos com o suporte no conceito de stimmung (GUMBRECHT, 2014), termo alemão que significa atmosfera. Vicejamos, ao mergulhar na dimensão estética e poética dos álbuns, colher atmosferas que, ao mesmo tempo, dizem respeito aos contextos históricos, aspectos políticos e paisagens midiáticas que os povoam. Como apontamentos, podemos compreender o som tanto como transporte quanto como usina, pois ao passo que as canções carregam comentários a respeito do seu tempo social, elas também fazem circular novos valores e afetos no tecido da sociedade.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Canção, Estética na comunicação, Viagem
Citação
MOREIRA, Matheus Santiago. Filho que sai da terra volta diferente: viagem e atmosfera nas canções de Fortaleza, de Cidadão Instigado, e Roteiro pra Aïnouz vol. 3, de Don L. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.