Construção colaborativa de sequências didáticas sobre HIV/AIDS : uma experiência de formação compartilhada no PIBID Ciências.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Fundamentados pelo aporte teórico e metodológico da Teoria Ator-Rede (TAR), temos como objetivo principal analisar as possíveis contribuições oportunizadas na formação inicial de licenciandos, integrantes do PIBID/Ciências da região dos Inconfidentes, quando estão envolvidos em uma oficina colaborativa para a produção de sequências didáticas relacionadas ao tema HIV/AIDS. Os dados foram obtidos a partir de gravações em dispositivos digitais de áudio e vídeo, bem como anotações em caderno de campo. Constatamos que a oficina colaborativa criou um ambiente favorável para a mobilização de atores humanos e não-humanos que, em rede, promoveram um intenso movimento discursivo sobre a temática da educação para a sexualidade. Ela oportunizou ainda a construção de três propostas de sequências didáticas sobre a temática HIV/AIDS, que indicam que esses licenciandos se enredam em um processo de construção colaborativa que potencializa o aprendizado, que intensifica a criatividade e parece preparar para a sala de aula, pois os torna protagonistas de um conhecimento mais amplo e articulado às questões socioculturais. Afinal, esses futuros professores mobilizaram para a rede aspectos da abordagem emancipatória para educação sexual, pela qual Empatia e Combate ao Preconceito se mostram elementos importantes para práticas educacionais sobre o tema do HIV/AIDS planejadas.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Ciências - estudo e ensino, AIDS - doença, Teoria Ator-Rede, Professores - formação
Citação
SOUZA, Thayroni Bonniheki Gomes. Construção colaborativa de sequências didáticas sobre HIV/AIDS: uma experiência de formação compartilhada no PIBID Ciências. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.