Currículo e relações de poder : análise de uma reforma curricular para cursos de Pedagogia em tempos de conservadorismos.

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Data
2019
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Resumo
O artigo tem por objetivo analisar uma das questões mais relevantes que integraram a agenda das discussões, nas últimas décadas, sobre os cursos superiores de Pedagogia no Brasil: o currículo. Para tanto, trabalhamos com a análise de uma reforma curricular que envolveu dois cursos de Pedagogia de dois Centros Universitários privados localizados nos estados de Minas Gerais e de São Paulo. Como referencial analítico ¬ fizemos uso das teorias críticas e pós-críticas do campo dos Estudos do Currículo. A partir de uma gestão colegiada, democrática e participativa, identi¬ficamos uma grande arena de luta em torno da construção curricular que envolvia questões pedagógicas versus questões econômicas. No entanto, destacamos que, mesmo em um contexto de instituições privadas, é possível questionar, resistir e produzir um currículo que favoreça posturas mais democráticas, inclusivas e plurais. O argumento central é o de que as discussões do campo do currículo, quando tratadas criticamente, contribuem com o avanço intelectual e político de uma instituição.
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MENDES, C. L.; CARDOSO, F. A.; MATOS, D. A. S. Currículo e relações de poder: análise de uma reforma curricular para cursos de Pedagogia em tempos de conservadorismos. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 117-138, jul./set. 2019. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9376>. Acesso em: 03 jul. 2020.