Epistemologia da prática profissional de uma professora de matemática bem-sucedida.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo teve por objetivo desvelar os saberes que uma professora de Matemática do Ensino
Fundamental (que atribuímos o nome fictício de Maria) efetivamente mobiliza em suas práticas
de sala de aula e que a tornam uma professora bem-sucedida. Para a construção dos dados,
foram realizadas entrevistas com a professora, observações de suas aulas, além da aplicação de
um questionário aos seus alunos. Tal acompanhamento foi feito em três turmas de Ensino
Fundamental 2, sendo duas turmas de sexto ano e uma turma de oitavo ano, ambas em uma
escola pública de ensino da rede estadual do interior de Minas Gerais. Os dados coletados nas
entrevistas e as observações das aulas, que foram descritas encontro a encontro, nos permitiram,
baseados nas ideias de Gauthier, apresentar a gestão da matéria e gestão da classe dessa
professora. Essas gestões foram o fio condutor para que, ao final, pudéssemos compor uma
epistemologia da prática profissional da professora. Vale ressaltar que, embora tenhamos
trazido à tona as ideias de vários autores sobre saberes docentes, ao tentarmos desvelar os
saberes da prática da professora, não nos preocupamos em inseri-los na tipologia apresentada
por esses autores. Os resultados evidenciaram que os saberes de Maria são vários: saberes
adquiridos na interação com os pares, saberes oriundos do conhecimento dos alunos, saberes
do afeto na relação professor aluno, saberes oriundos de sua prática e saberes da formação
inicial, continuada e de conexão com o mundo globalizado. Em decorrência desses resultados
criou-se um ambiente propício à reflexão das ações exercidas pela professora, que são
importantes para o ensino da Matemática, além de possibilitar uma reflexão do pesquisador em
relação às suas próprias práticas.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Educação matemática, Epistemologia da prática profissional, Gestão da classe, Gestão da matéria, Saberes docentes
Citação
MENDES, Rodrigo Silva. Epistemologia da prática profissional de uma professora de matemática bem-sucedida. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.