A saúde e a estética como contextualizadoras da aprendizagem em biologia celular : uma experiência CTS sobre o laser e suas interações nas mitocôndrias.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O estudo das células provoca o fascínio dos graduandos da área biológica na mesma medida em que desmotiva sua aprendizagem em razão da complexidade dos processos, fenômenos e terminologias empregadas. O conteúdo abstrato parece se distanciar da vida cotidiana e a pergunta mais recorrente é “Por que estudar tudo isso?”. Nesse contexto, buscamos reconquistar o interesse do aluno por meio da demonstração do impacto que as informações sobre célula podem ter nas tomadas de decisão rotineiras. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática de abordagem crítico-pedagógica embasada em CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – e circunstanciada na organela mitocôndria. A intervenção foi realizada como pesquisa encoberta, na qual os estudantes foram convidados a questionar sobre a segurança, efetividade e aplicabilidade da tecnologia do laser numa perspectiva científica e social, confrontando o interesse individual e a reflexão sobre os limites entre a saúde e a estética. As falas e as impressões dos sujeitos foram registradas em áudio e vídeo e, após o devido consentimento, foram analisadas usando como referencial o Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP). Dessa forma, verificamos em que medida uma abordagem contextualizada dos conhecimentos sobre mitocôndria propicia o engajamento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem de Biologia Celular. Em decorrência disso, o aluno passa de mero espectador a protagonista, ou seja, como um agente que pode resolver problemas e mudar a si mesmo e o mundo ao seu redor.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Didática, Ciência - aspectos sociais, Lasers, Mitocôndria
Citação
SILVA, Guilherme Henrique. A saúde e a estética como contextualizadoras da aprendizagem em biologia celular: uma experiência CTS sobre o laser e suas interações nas mitocôndrias. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.