Entre penas e impressos : aspectos da experiência política de exilados liberais na Europa e no Brasil contra o regime de D. Miguel (1826-1837).

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação de mestrado tem por finalidade investigar aspectos da experiência política de exilados liberais na Europa e no Brasil, perseguidos pelo regime de D. Miguel, entre os anos de 1826 e 1837, período em que o rei iniciou um governo avesso às mudanças de seu tempo, e propôs a restauração da antiga ordem e a repressão aos seus opositores. Foi um momento no qual também se desencadeou o maior exílio português do Oitocentos, por isso, tendo em vista as perseguições praticadas, forjava-se, no exterior, a resistência ao rei. Quanto ao Brasil, tornou-se um destino, nessa altura, para muitos exilados. Uma vez instalados, puseram-se a defender o constitucionalismo e as ideias liberais. A presença deles em território brasileiro constituiu, ainda, um contraponto aos discursos dos periódicos de tendência liberal no panorama de circulação de ideias e no contexto dos conflitos entre “ser português” e “ser brasileiro”. Espera-se, assim, contribuir para as formas de apreensão do exílio liberal europeu, sobretudo o exílio português direcionado para o Brasil, aspecto pouco abordado pela historiografia.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Exilados - Brasil, Exílio - Portugal, Portugal - história - Miguel I, Historiografia
Citação
SILVA, Luiz Gustavo Martins da. Entre penas e impressos: aspectos da experiência política de exilados liberais na Europa e no Brasil contra o regime de D. Miguel (1826-1837). 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.