Diretrizes para utilização de contêineres marítimos em edifícios de andares múltiplos na construção civil.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A utilização do aço como material estrutural apresenta vantagens sobre o concreto armado em comparação com os demais materiais, tais como velocidade e facilidade de montagem, estruturas e fundações mais leves e baixo custo quando comparada com sua elevada resistência estrutural. Atualmente no mercado da construção civil utilizam-se contêineres marítimos em obras civis como um novo sistema construtivo. O uso de contêineres na construção pode ser justificado pelo fato de ser uma estrutura sustentável, econômica e móvel. Os contêineres são reaproveitados, diante que, anteriormente tinham a função de transportar cargas marítimas e após o fim de sua vida útil são abandonados em portos. Os contêineres também são utilizados em canteiros de obras servindo de escritório ou depósitos, e têm uma grande vantagem por poderem ser transportados para qualquer obra subsequente. O estudo sobre a reutilização de contêineres marítimos no Brasil ainda é pouco difundido. Esse trabalho surgiu da necessidade da análise estrutural da estrutura do contêiner quando há necessidade da realização de modificações para adequação em diversas formas arquitetônicas. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo a determinação de diretrizes para a adequada aplicabilidade do contêiner marítimo em edificações sem que haja necessidade de reforço estrutural. Para adequada modelação dos contêineres reutilizados na construção civil, foi determinada a quantidade e as dimensões de aberturas em contêineres, que não venham a prejudicar o seu comportamento estrutural. A variação dessas aberturas atende as variações de questões arquitetônicas, possibilitando que cada projeto tenha aberturas de tamanhos diferentes. A análise estrutural utilizou o programa de elementos finitos SAP2000 em qual foram modelados as diversas alterações para o elemento contêiner, possibilitando a verificação do comportamento estrutural, e posteriormente foi realizada a análise dos resultados obtidos na simulação. No estudo de caso realizado nesse trabalho foi modelado um contêiner de 20 pés e as diretrizes de projeto são os parâmetros que definem o empilhamento de contêineres, as variações dos apoios e das aberturas do contêiner. A partir da modelagem e análise dos resultados pode-se determinar parâmetros limites para reutilização dos contêineres, que não afetem a sua eficiência estrutural.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Contêineres, Sustentabilidade, Construção metálica, Engenharia de estruturas
Citação
VENÂNCIO, Clarice. Diretrizes para utilização de contêineres marítimos em edifícios de andares múltiplos na construção civil. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.