Operações discursivas nos contos de fadas do Walt Disney Animation Studios : uma análise fílmica sobre corpo, beleza, raça e feminilidade em princesas.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Analisamos nesta pesquisa produtos culturais audiovisuais: filmes animados de princesas encantadas do Walt Disney Animation Studios. Composto por quatro das últimas produções animadas; A princesa e o sapo (2009), Enrolados (2010), Valente (2012) e Frozen (2013), investigamos os possíveis sentidos operacionalizados pela narrativa do gênero de contos de fadas. A partir do panorama comunicacional, apreendemos como os signos históricos sócioculturais são materializados na história, na diegese, ou na expressão fílmica das produções selecionadas. Suntentando-nos em bases teóricas feministas e do campo dos Estudos Culturais, exploramos, a partir de uma perspectiva interseccional, a discursividade sobre corpo, beleza, raça e feminilidade. Para alcançar tal propósito, fizemos uma análise fílmica no nível dos planos, das sequências e da inteireza fílmica. Consideramos que o nosso corpus se organiza, seja pela história, diegese, ou narrativa, para colocar em destaque algum ponto de vista. Essas operações cinemáticas, tensionadas aos parâmetros analíticos sistematizados nesta pesquisa, sinalizam interpretações sócio-simbólicas e históricas as quais tangem ordens de gênero, corpo, beleza, raça e feminilidades em princesas.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Análises discursivas, Ideologia, Crítica cinematográfica, Contos de fadas, Princesas
Citação
FRANCISCO, Rafael Pereira. Operações discursivas nos contos de fadas do Walt Disney Animation Studios: uma análise fílmica sobre corpo, beleza, raça e feminilidade em princesas. 2019. 193 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.