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Título: O papel da pesquisa na formação inicial dos pedagogos : desafios e avanços nas discussões atuais.
Título(s) alternativo(s): Research role in formation of initial teachers : challenges and advances in discussions today.
Autor(es): Lucindo, Nilzilene Imaculada
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palavras-chave: Curso de pedagogia
Formação para a pesquisa
Education course
Training for research
Data do documento: 2018
Referência: LUCINDO, N. I.; ARAÚJO, R. M. B. de. O papel da pesquisa na formação inicial dos pedagogos: desafios e avanços nas discussões atuais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.14, n. 28, p. 151-172, abr./jun. 2018. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7760>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: A formação do pedagogo tem se mostrado como um constante desafio. A cada modificação que o curso sofreu surgiram novos questionamentos apontando para a necessidade de avaliar a formação oferecida. No Mestrado buscou-se averiguar como se constituiu a formação inicial dos pedagogos que atuam nas instituições de ensino público da SRE-OP e um achado que chamou a atenção foi o ínfimo estímulo que foi dado à pesquisa. Tomando por base esse resultado, este texto se propõe a discutir o lugar que a pesquisa vem ocupando na formação inicial de pedagogos e qual a relevância dessa na formação e para a atuação dos educadores. Os resultados indicaram que o estímulo e a participação em projetos de pesquisa não eram considerados, pois o incentivo à iniciação científica se deu somente para 40% dos entrevistados. A maior parte dos pedagogos, 46,7%, disse não ter tido contato com a pesquisa durante o curso e 13,3% relataram que pesquisavam para fazer os trabalhos propostos. As discussões apontam para a necessidade de formar um professor reflexivo e pesquisador. Tomar a pesquisa enquanto elemento formador para a docência implica considera-la como instrumento facilitador da estruturação de uma análise sistemática da ação do professor em sala de aula, ou do pedagogo no espaço escolar, em relação a uma situação problemática. A formação em pesquisa auxilia na organização do saber e do saber fazer docente; a tomar consciência do referencial teórico que fundamenta as decisões pedagógicas no contexto da sala e a identificar as situações que necessitam de intervenção.
Resumo em outra língua: The formation of the pedagogue has proven to be a constant challenge. Each modification that the course has undergone new questions emerged pointing to the need to assess the training offered. The Master sought to find out how to set up the initial training of teachers working in public education institutions of SRE-OP and a finding that drew attention was the smallest stimulus was given to the research. Based on this result, this paper aims to discuss the place that the research has been occupying the initial training of teachers and what the relevance of the training and the role of educators. The results indicated that the stimulus and participation in research projects were not considered as encouraging scientific research was given only 40% of respondents. Most pedagogues, 46.7%, said they had not had contact with research during the course and 13.3% reported that researched to make the proposed work. The discussions point to the need to form a reflective teacher and researcher. Taking research as a formative element for teaching implies considers it as a facilitator of structuring instrument of a systematic analysis of teacher action in the classroom or the teacher at school, in relation to a problematic situation. The research training assists in the organization of knowledge and know-how teaching; to be aware of the theoretical framework underlying the pedagogical decisions in the context of the room and identify situations that require intervention.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11579
DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3465
ISSN: 2178-2679
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Práxis Educacional estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Práxis Educacional <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/index >. Acesso em: 19 jun. 2019.
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