Um panorama teórico/reflexivo sobre o programa etnomatemática.

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Data
2018
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Resumo
Pretende-se, nesse artigo teórico, abordar aspectos teóricos que norteiam o Programa Etnomatemática. Inicialmente, o artigo traz a concepção da raiz etimológica que fundamenta o termo Etnomatemática. Depois, destaca o reconhecimento da identidade cultural e da historicidade dos alunos, visando à for- mação integral dos indivíduos, o exercício da cidadania e o estímulo ao desenvolvimento da criatividade. Em seguida, apresenta algumas visões (filosófica, política e pedagógica) existentes de investigadores que possuem em relação à concepção do Programa Etnomatemática. Na sequência, relacionamos a teoria Lakatosiana como uma metodologia adequada para o Programa Etnomatemática. Por último, abordamos a cultura na sala de aula de matemática e finalizamos com o curriculum trivium proposto por D’Ambrosio como uma resposta para indivíduos preocupados com a colonização de ideias matemáticas.
Descrição
Palavras-chave
Cultura, Currículo trivium, Educação matemática, Ação pedagógica, Ethnomathematics
Citação
LOPES JÚNIOR, J. E.; ROSA, M. Um panorama teórico/reflexivo sobre o programa etnomatemática. Educação Matemática Em Foco, v. 7, p. 11-38, 2018. Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/4513>. Acesso em: 19 mar. 2019.