Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.

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Data
2018
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Resumo
O presente artigo tem o objetivo de relatar uma experiência docente a partir da criação e adaptação do conteúdo e metodologia propostos em uma disciplina que envolvia a discussão de temas relativos ao direito constitucional às condições estabelecidas pela universidade e necessidade dos alunos. Durante o exercício de construção e desconstrução de argumentos e teses, a partir da metodologia proposta, foi possível estabelecer reflexões em salas de aula acerca da necessidade de estranhamento com o campo jurídico e relativização e desnaturalização de categorias jurídicas. O resultado foi a percepção de como o ensino do Direito pode estar estruturado e do potencial da pesquisa na distinção de três importantes fenômenos: como o campo jurídico é lido pela doutrina, como ele funciona e como os seus atores dizem que ele efetivamente é.
Descrição
Palavras-chave
Campo jurídico, Ensino do Direito, Pesquisa, Teaching practice of the Law, Juridicial field
Citação
SANTOS, C. V. N. dos. Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 20, n. 3, p. 168-197, 2018. Disponível em: <http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/article/view/578>. Acesso em: 13 fev. 2019.