Formação médica, Atenção Primária e interdisciplinaridade : relato de experiência sobre articulações necessárias.

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Data
2018
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Resumo
Relata-se a experiência de implantação de atividade curricular obrigatória, de 225 horas, em três semestres sequenciais do curso médico da Universidade Federal de Minas Gerais, voltada para o desenvolvimento de competências na prática em serviço. Descrevem-se as estratégias educacionais utilizadas para oportunizar aos estudantes: o reconhecimento da Rede de Atenção à Saúde e seu território, a determinação social do processo saúde-doença, o processo de trabalho das equipes, o estabelecimento de vínculo e relações interpessoais. Pautadas pela intencionalidade pedagógica e pela cooperação entre instituição formadora e serviços de saúde, as ações foram mediadas por docentes e contaram com participação ativa da equipe profissional nas atividades desenvolvidas em unidades de saúde, território e domicílios. A adequada compreensão da Atenção Primária à Saúde e a valorização de ações de promoção da saúde desenvolvidas a partir das necessidades de saúde das comunidades abordadas foram evidenciadas nos portfólios reflexivos sobre a prática, demonstrando o êxito da iniciativa.
Descrição
Palavras-chave
Saúde da família, Educação médica, Políticas públicas de saúde, Atenção primária à saúde
Citação
SAVASSI, L. C. M.; DIAS, E. C.; GONTIJO, E. D. Formação médica, Atenção Primária e interdisciplinaridade: relato de experiência sobre articulações necessárias. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 1, p. 189-204, jan./jun. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2339>. Acesso em: 7 mar. 2019.