Caracterização de areias silicosas e de rejeitos de mineração para uso em processos de fundição.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A fundição consiste na fabricação de peças metálicas por meio do preenchimento de um molde com metal líquido que contém o formato da peça que se deseja fabricar. Dentre os mais variados processos de fabricação de moldes, os de areia têm importante destaque e são os mais difundidos, destacando-se os confeccionados com areias silicosas. Este trabalho apresenta um estudo de caracterização analítica e tecnológica de diferentes amostras de areias silicosas e de rejeitos de mineração para uso dos rejeitos em processos de fundição. Os ensaios foram realizados variando-se os teores padrões de aglomerante e também com a realização de blends entre as areias. Com relação às técnicas analíticas, foram realizados os ensaios de distribuição granulométrica, módulo de finura, teor de finos, umidade, permeabilidade, perda por calcinação, demanda ácida e pH. Ademais, as análises químicas globais das amostras de areias foram realizadas via espectrometria por fluorescência de raios X, as análises mineralógicas via difratometria de raios X e as análises morfológicas para a verificação da forma e estrutura dos grãos por microscopia óptica. Com referência à caracterização tecnológica, foram realizados os ensaios de resistência à compressão, resistência à tração, resistência à flexão, permeabilidade e compactabilidade. Nesses ensaios as amostras foram ensaiadas simulando os processos de areia verde, areia de cura a frio com resina fenólica-uretânica e areia com silicato de sódio/CO2. Os resultados dos ensaios analíticos e tecnológicos mostraram que a amostra de rejeito arenoso denominada AM02 apresentou melhores respostas aos testes quando comparada à areia padrão (PAD). Ainda assim, é recomendável que sejam realizados testes em escala de bancada com diferentes ligas antes de seu emprego na indústria.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Mineração - rejeito, Areia - sílica, Areia - fundição
Citação
FIGUEIREDO, Ricardo Augusto Martins. Caracterização de areias silicosas e de rejeitos de mineração para uso em processos de fundição. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.