A resposta inflamatória pulmonar e o estresse oxidativo induzidos pela ventilação mecânica são dependentes da pressão positiva ao final de expiração.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A Ventilação Mecânica (VM) é uma importante ferramenta no tratamento do doente crítico, pois substitui total ou parcialmente a ventilação espontânea. A VM pode induzir ou agravar a lesão pulmonar através da produção local de citocinas, do infiltrado inflamatório de neutrófilos e das alterações na permeabilidade da barreira alvéolocapilar. O uso da pressão positiva ao final da expiração (PEEP), auxilia na melhora das trocas gasosas por evitar o colapso alveolar ao final da expiração. O estudo analisou os efeitos oxidativos e a resposta inflamatória da ventilação mecânica com e sem uso da PEEP em ratos adultos. Dezoito ratos Wistar foram randomizados em três grupos de 6 animais: grupo controle (GC), submetido à ventilação espontânea; grupo PEEP (GP), submetido à VM, modo controlado a volume com PEEP; grupo ZEEP (GZ), submetido à VM, modo controlado a volume sem PEEP. Os animais foram sedados, submetidos à traqueostomia e conectados ao ventilador mecânico por um período de 60 minutos. Ao final do experimento, os animais foram eutanasiados e foram coletados o sangue, lavado broncoalveolar (LBA) e os pulmões para as análises bioquímicas e morfométricas. Houve um aumento do número de neutrófilos no LBA do GP comparado ao GC. Houve um aumento nos níveis das citocinas CCL3 do GP, comparado ao GC e GZ; e de CCL5 do GP, comparado ao GC. Houve maior peroxidação lipídica e oxidação de proteínas no GP, comparado ao CG e GZ. Houve um aumento da atividade da superóxido dismutase (SOD) e da catalase (CAT) no GP, comparado ao CG e GZ. No entanto, houve uma redução da razão de glutationa, reduzida por glutationa oxidada (GSH/GSSG) no GP, comparado ao GC. Nas análises morfométricas, observamos aumento da área alveolar no GP, comparado ao CG e GZ. Portanto, a VM com uso da PEEP, causou desequilíbrio redox e inflamação nos pulmões de ratos adultos saudáveis.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Positive end-expiratory pressure, Pulmões - inflamação, Respiradores - medicina
Citação
ANDRADE, Mônica Campos. A resposta inflamatória pulmonar e o estresse oxidativo induzidos pela ventilação mecânica são dependentes da pressão positiva ao final de expiração. 2016. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.