Critical and reflexive training of community health workers : a strategy for the active professional education in and for the Brazilian Unified Health System.

Resumo
Realizado como projeto de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE) e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRO-SAÚDE), o presente relato aborda a experiência de capacitação dos agentes comunitários de saúde sobre as práticas de aleitamento materno e a qualidade dos dados registrados no Sistema de Informação da Atenção Básica. A capacitação, realizada de março a junho/2013 por graduandos de Nutrição, Farmácia e Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, utilizou metodologia crítico- reflexiva, favorecendo a problematização do processo de trabalho na atenção básica e o entrelaçamento de saberes técnico-científicos e empíricos. A avaliação do conhecimento dos agentes comunitários de saúde foi obtida por formulário pré e pós-teste, contendo questões sobre a temática. A frequência do aleitamento materno exclusivo no Sistema de Informação da Atenção Básica apresentou uma queda, após a capacitação, de 81,4% para 74,77% de julho a setembro/2012 para esse mesmo período em 2013, evidenciando maior f idedignidade n o r egistro d os d ados, s upostamente superestimados. Este trabalho atendeu às demandas relacionadas ao contexto dos serviços de saúde do município e à necessidade de reorientação da formação profissional em saúde no e para o Sistema Único de Saúde, estimulando a interprofissionalidade e a efetivação da integração ensino-serviço- comunidade.
Descrição
Palavras-chave
Community health workers, Higher education, Inservice training, Breastfeeding
Citação
MENEZES, J. A. et al. Critical and reflexive training of community health workers : a strategy for the active professional education in and for the Brazilian Unified Health System. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 12, p. 849-864, 2017. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/28611/22883>. Acesso em: 05 abr. 2018.