Avaliação microscópica e pesquisa de sujidades em amostras comerciais de orégano (Origanum vulgare L.), salsa (Petroselinum sativum Hoffim.) e chimichurri.

Resumo
Entende-se por condimentos e especiarias, produtos naturais de origem vegetal ou à sua mistura, podendo apresentar-se inteiros, fragmentados ou em pó. Devido à sua origem no campo e forma de processamento, pesquisas demonstram a incidência de sujidades nesta matéria prima. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar microscopicamente amostras de orégano, salsa e chimichurri comercializados na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. As amostras foram submetidas aos métodos de desengorduramento e descoloração, e posteriormente, foram visualizadas em estereoscópio e microscópio ótico. Foram utilizadas quatro amostras distintas de cada condimento: duas marcas comerciais embaladas, e duas comercializadas a granel. Em todas elas, foi constatada a presença de sujidades leves, como pelos e fragmentos de insetos, e sujidades pesadas, como areia, pedras e acrílico. Com relação à presença de insetos e seus fragmentos, todas as amostras estavam dentro dos limites estabelecidos pela legislação vigente. No entanto, seis amostras foram classificadas como em desacordo ao regulamento, por apresentarem sujidades não previstas. Em uma amostra de orégano, foi detectada a presença de outras espécies vegetais, caracterizando uma possível fraude, uma vez que sua presença não foi declarada no rótulo.
Descrição
Palavras-chave
Lamiaceae, Condimentos, Insetos, Microscopia de alimentos
Citação
SANTOS, P. C. dos et al. Avaliação microscópica e pesquisa de sujidades em amostras comerciais de orégano (Origanum vulgare L.), salsa (Petroselinum sativum Hoffim.) e chimichurri. Caderno Ciências Agrárias, v. 9, p. 11-17, 2017. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/ccaufmg/article/view/10186/8013>. Acesso em: 05 abr. 2018.