Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9886
Título: Subestruturação dinâmica por meio do método de CRAIG-BAMPTON aplicada a pórticos planos.
Autor(es): Mapa, Lidianne de Paula Pinto
Orientador(es): Neves, Francisco de Assis das
Guimarães, Gustavo Paulinelli
Palavras-chave: Subestruturação
Craig-Bampton
Síntese modal de componentes
Data do documento: 2018
Membros da banca: Neves, Francisco de Assis das
Alves, Vinicius Nicchio
Guimarães, Gustavo Paulinelli
Referência: MAPA, Lidianne de Paula Pinto. Subestruturação dinâmica por meio do método de CRAIG-BAMPTON aplicada a pórticos planos. 2018. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver o algoritmo de subestruturação linear através do método de Craig-Bampton para elementos de pórtico. Nesse contexto, busca-se esclarecer as formulações de acoplamento da síntese modal de componentes, mais especificadamente do método de Craig-Bampton. O algoritmo implementado foi aplicado ao acoplamento de vigas e pórticos. Essas aplicações foram direcionadas para otimização de estruturas, ou seja, quando deseja-se alterar a estrutura a fim de obter as frequências e modos naturais desejados. A redução da ordem de modelos proporcionada pelo método é descrita em cada aplicação. Análises via Método de Elementos Finitos (MEF) implementado e também através do software SAP 2000 possibilitaram a validação do algoritmo implementado.
Resumo em outra língua: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver o algoritmo de subestruturação linear através do método de Craig-Bampton para elementos de pórtico. Nesse contexto, busca-se esclarecer as formulações de acoplamento da síntese modal de componentes, mais especificadamente do método de Craig-Bampton. O algoritmo implementado foi aplicado ao acoplamento de vigas e pórticos. Essas aplicações foram direcionadas para otimização de estruturas, ou seja, quando deseja-se alterar a estrutura a fim de obter as frequências e modos naturais desejados. A redução da ordem de modelos proporcionada pelo método é descrita em cada aplicação. Análises via Método de Elementos Finitos (MEF) implementado e também através do software SAP 2000 possibilitaram a validação do algoritmo implementado.
Descrição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9886
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 20/04/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PROPEC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_SubestruturaçãoDinâmicaMeio.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.