Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9847
Título: "A gente é tão importante na vida dos alunos" : a valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental.
Autor(es): Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
Orientador(es): Nunes, Célia Maria Fernandes
Pádua, Karla Cunha
Palavras-chave: Corpo docente
Ensino Fundamental
Professores e alunos
Ambiente de trabalho
Data do documento: 2018
Membros da banca: Nunes, Célia Maria Fernandes
Pádua, Karla Cunha
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Cunha, Maria Amália de Almeida
Referência: GOMES, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho. "A gente é tão importante na vida dos alunos": a valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: Esta pesquisa discute a valorização docente, um dos aspectos centrais para o desenvolvimento educacional e para a satisfação profissional dos (as) professores (as). Sendo assim, a investigação buscou analisar a valorização docente nas narrativas de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, discutiram-se as políticas de valorização docente implantadas no Brasil após a Constituição Federal de 1988, as quais têm orientado, de maneira dominante, os estudos sobre a temática no país. Como metodologia da pesquisa de abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas narrativas com cinco professoras deste segmento atuantes em distintas escolas da zona urbana da Rede Municipal de Educação de Mariana, Minas Gerais. A pesquisa contou ainda com a aplicação de questionário de perfil e com um caderno de campo, os quais possibilitaram a construção do perfil individual e coletivo das professoras participantes da investigação e a caracterização das escolas onde lecionam. Os dados obtidos a partir da análise das narrativas foram agrupados nas seguintes categorias: As condições de trabalho na rede municipal, a relação educativa com o (a) aluno (a), a relação família e escola e a socialização entre pares. Constatou-se que, na perspectiva das professoras pesquisadas, a valorização docente ultrapassa as questões objetivas contempladas pelas políticas educacionais e envolvem também os aspectos de ordem subjetiva. Entre os achados da pesquisa, identificou-se a na necessidade de articulação entre as dimensões da profissão docente no que se refere à formação, remuneração, condições de trabalho e carreira, bem como a importância que os professores atribuem às interações humanas vivenciadas no exercício da profissão.
Resumo em outra língua: This research discusses teacher valorization, one of the core aspects for both educational development and teachers’ professional satisfaction. Therefore, the study aimed to analyze teacher valorization from the narratives of teachers of early years of elementary education. In order to do so, teacher valorization policies implemented in Brazil after the Federal Constitution of 1988 were discussed. Those policies have predominantly oriented the studies on the theme in the country. The methodology of qualitative approach included narrative interviews that were carried out with five teachers of this segment, working in different schools in the urban area of the municipal education network of Mariana, in the state of Minas Gerais. The research also included the application of a profile questionnaire and field notes, which made it possible to construct both the individual and collective profiles of the teachers participating in the study, as well as the characterization of the schools where they work. The data obtained from the analysis of the narratives were grouped into the following categories: the working conditions in the municipal network, the educational relation with the students, the family-school relationship, and the peer socialization. From the perspective of the researched teachers, it was observed that teacher valorization goes beyond the objective questions contemplated by the educational policies and involves subjective aspects. In the midst of the findings is the need for articulation among the dimensions of the teaching profession regarding development, remuneration, working and career conditions, as well as the importance that teachers attribute to the human interactions experienced in the exercise of the profession.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9847
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 20/04/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_GenteImportanteVida.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.