Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9812
Título: A educação como formação ou “cultivo de si” em Friedrich Nietzsche.
Autor(es): Dias, Luciana da Costa
Palavras-chave: Nietzsche
Filosofia Alemã
Filosofia da educação
Data do documento: 2016
Referência: DIAS, L. da C. A educação como formação ou “cultivo de si” em Friedrich Nietzsche. Filosofia e Educação, v. 8, p. 275-294, 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8645892>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumo: Objetivamos aqui discutir a importância de uma educação como formação (Bildung) e cultivo de si em Nietzsche, filósofo conhecido pelo caráter intempestivo de seus escritos. Sua abordagem da educação é, na verdade, um profundo questionamento da própria função e propósito não só da prática educativa, mas do próprio sentido da cultura, a qual ele diagnosticou como estando, em sua época, não mais voltada para a formação total do indivíduo – o oposto de uma educação como cultivo de si, isto é: voltada para o desenvolvimento das potencialidades individuais de cada um. Nosso ponto de partida é a obra III Consideração Intempestiva: Schopenhauer Educador, de 1874.
Resumo em outra língua: We aim to discuss the importance of an education as formation (Bildung) and self-cultivation in Nietzsche, philosopher known for the untimely nature of his writings. His approach to education is actually a profound questioning of the very function and purpose not only of educational practice but the very meaning of culture, which he diagnosed, in his time, as no more focused on the full development of the individual but on the opposite of an education as self-cultivation, that is, focused on the development of the potential of each. Our starting point is the work Third Untimely Meditations, Schopenhauer as Educator.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9812
DOI: https://doi.org/10.20396/rfe.v8i3.8645892
ISSN: 1984-9605
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Filosofia e Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Filosofia e Educação <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/index>. Acesso em: 30 ago. 2019.
Aparece nas coleções:DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducaçãoFormaçãoCultivo.pdf269,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.