Formação crítica em administração : um estudo sobre a sala de aula como lócus para a formação crítica.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Ao analisarmos o atual cenário do mercado trabalho, notamos a existência da grande oferta de mão de obra, inclusive de profissionais que possuem nível superior. Os profissionais são cada vez mais exigidos e as empresas selecionam com mais rigor quem está apto a fazer parte de sua organização. Porém, nota-se que muitos profissionais são formados simplesmente de forma tecnicista, muitas vezes não tendo a oportunidade de desenvolver a autonomia de pensamento. Neste cenário a sala de aula tem um importante papel na formação dos profissionais, pois é em sala que o professor pode despertar nos alunos uma forma diferenciada de ver e analisar os conteúdos expostos. O presente trabalho tem como objetivo averiguar como a sala de aula pode ser um local de desenvolvimento do pensamento crítico sobre as organizações. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica Análise de Conteúdo, a fim de proporcionar a compreensão dos dados brutos através de categorias. O material utilizado foi coletado em sala de aula durante o semestre letivo. Após a análise dos conteúdos das respostas dos trabalhos notou-se um aumento de criticidade dos alunos, visto que pode-se perceber de forma mais constante e clara a sinceridade, autenticidade, respostas mais curtas e assertivas, capacidade de contextualização da questão tratada e respostas sem preocupação com o que a ―professora considera correto‖. Porém não podemos afirmar que se aumentou o pensamento crítico através das aulas, mas da dinâmica da relação aprendizagem percebeu-se um aumento na autonomia dos alunos ao elaborarem suas respostas discursivas.
Descrição
Palavras-chave
Pensamento crítico, Administração, Sala de aula
Citação
MATOS, K. F. da S.; MARANHÃO, C. M. S. de A. Formação crítica em administração : um estudo sobre a sala de aula como lócus para a formação crítica. Revista Eletrônica Multidisciplinar FACEAR, v. 2, p. 1, 2016. Disponível em: <http://www.revista.facear.edu.br/artigo/$/formacao-critica-em-administracao-um-estudo-sobre-a-sala-de-aula-como-locus-para-a-formacao-critica>. Acesso em: 02 fev. 2018.