Competency management in Brazil : a multi-case study.

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Data
2017
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CERIBELI, H. B.; MACIEL, G. N.; GUILARDUCCI, C. A. Competency management in Brazil : a multi-case study. REUNA, v. 22, p. 20-39, 2017. Disponível em: <http://revistas.una.br/index.php/reuna/article/view/941>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumo
Uma grande parcela das organizações contemporâneas está inserida em um ambiente altamente competitivo e dinâmico, trazendo aos gestores o desafio de repensarem estratégias organizacionais e modelos gerenciais. Neste contexto, a gestão por competências surge como um promissor modelo capaz de atrelar os processos de gestão de pessoas à estratégia do negócio. Por isso, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os modelos de gestão por competências implantados por organizações de grande porte no Brasil. Foram realizados três estudos de casos, abrangendo os setores de bebidas, químico e siderúrgico, e, em seguida, conduziu-se uma análise comparativa. A partir dos resultados obtidos, constatou-se a importância de alinhar valores e estratégias organizacionais ao modelo de competências definido; utilizar o feedback como ferramenta de desenvolvimento humano; e implantar uma estrutura de carreira em Y e horizontalizada. As contribuições da presente pesquisa são percebidas em dois distintos ambientes. Primeiramente, em âmbito empresarial, tem-se o potencial de contribuir no intuito de reduzir as dificuldades experimentadas por diversas organizações ao tentarem implantar um modelo de gestão por competências, que muitas vezes utilizam práticas que não condizem com tal sistema e mantêm processos de gestão de pessoas não alinhados à estratégia do negócio. Adicionalmente, no que se refere à ciência administrativa, a realização deste estudo contribui para mitigar a lacuna teórica em torno do tema investigado.
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Palavras-chave
Competency model, Critical human skills, Strategic human resources management
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