Políticas curriculares da internacionalização do ensino superior : multiculturalismo ou semiformação?
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Data
2011
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Resumo
Uma das premissas básicas presentes nos discursos de apoio à internacionalização do ensino
superior é a sua capacidade de promover o multiculturalismo, desencadeando a construção
de curricula mais críticos e reflexivos. Esses novos arranjos curriculares transformariam as
escolas no epicentro das transformações sociais, em busca de condições de vida mais igualitária
para todos. No entanto, ao invés da promoção da diversidade cultural, tem-se a defesa
de uma forma particular de cultura, que busca sua legitimação através da padronização dos
curricula, dos programas de curso, dos idiomas e das experiências culturais. Esse quadro
marcoestrutural da educação precisa ser intensamente discutido nas instituições de ensino
superior. Com base numa leitura crítica de relatórios e artigos em defesa do sistema de
internacionalização em curso, procurou-se revelar os interesses privados envolvidos, buscando
argumentar a importância das funções política e crítica da educação superior.
Descrição
Palavras-chave
Internacionalização do ensino superior, Semiformação, Políticas públicas para o ensino superior, Multiculturalismo
Citação
LIMA, M. C.; MARANHÃO, C. M. S. de A. Políticas curriculares da internacionalização do ensino superior: multiculturalismo ou semiformação?. Ensaio, v. 19, p. 575-598, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362011000400007&script=sci_abstract>. Acesso em: 02 fev. 2018.