Da economia solidária à formação crítica em administração : um relato de experiência pedagógica.

Resumo
Este trabalho reúne relatos de uma experiência pedagógica de alunos de administração da Universidade Federal do Ouro Preto, envolvendo a economia solidária, realizados em projeto de extensão em parceria com a NuCat e a Samarco Mineração. O projeto de Economia Solidária é formado por associações constituídas por mulheres de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto – MG. Esses relatos utilizam-se da pesquisa-ação de bolsistas do projeto na coleta e interpretação de dados que conduzem a uma interpretação conjugada com a ação, culminando no desenvolvimento da consciência crítica. O objetivo deste trabalho é mostrar como a economia solidária pode se comportar como um alicerce para a Pedagogia Crítica e como ela é capaz de possibilitar que os alunos sejam senhores da sua própria formação. As conclusões desta pesquisa indicam a economia solidária como um afluente para uma formação orientada para a transformação do meio, baseada em sentimentos humanísticos, tornando a sociedade mais justa, democrática e igualitária.
Descrição
Palavras-chave
Economia solidária, Formação crítica em administração, Pedagogia crítica
Citação
MARANHÃO, C. M. S. de A. et al. Da economia solidária à formação crítica em administração: um relato de experiência pedagógica. Além dos Muros da Universidade: Revista da Cátedra AMDE, v. 1, p. 88-101, 2016. Disponível em: <www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/alemur/article/view/312/289>. Acesso em: 02 fev. 2018.