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Título: Banalização da fraude acadêmica : reflexões à luz da teoria da semicultura de Adorno.
Autor(es): Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Santos, Flávia Carolini Pereira dos
Ferreira, Pamella Thais Magalhães
Palavras-chave: Fraude acadêmica
Educação
Semicultura
Adorno
Data do documento: 2017
Referência: MARANHÃO, C. M. S. de A.; SANTOS, C. P. dos; FERREIRA, P. T. M. Banalização da fraude acadêmica: reflexões à luz da teoria da semicultura de Adorno. Educação & Sociedade, v. 38, p. 249-263, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302016005003101&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumo: A banalização da fraude no ambiente acadêmico impõe severos problemas à formação dos indivíduos. Este estudo fez uso da teoria crítica relacionada à educação. Adorno analisou o problema da semiformação na sociedade capitalista, em que a educação se tornou mais uma mercadoria a ser entregue a seus consumidores. O objetivo deste artigo foi propor a reflexão crítica sobre os reais sentidos da persistência da fraude nas universidades. Portanto, a fraude acadêmica destaca-se como uma evidência de que há algo errado com a educação fornecida pelas universidades. Somente uma mudança pedagógica pode transformar o caminho da educação inserida na sociedade capitalista. O resgate do potencial emancipatório da educação é fundamental para que a sociedade possa formar pessoas críticas e autônomas.
Resumo em outra língua: The trivialization of fraud in the academic environment imposes severe problems to the training of individuals. This study used the critical theory related to education. Adorno analyzed the erudition problem in the capitalist society, in which education has become a commodity to be delivered to its customers. The aim of this paper is to propose a critical reflection of the real meanings of the persistence of fraud in universities. Therefore, the academic fraud stands as an evidence that something is wrong with the education provided by universities. Only a pedagogical change can transform the way that education is embedded in capitalist society. The rescue of the emancipatory potential of education is essential for society to form critical and self-employed people.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9720
DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016158799
ISSN: 1678-4626
Licença: Disponível sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: Educação & Sociedade <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-7330&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 nov. 2016.
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