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Título: Sobre coragem e resistência : contando a história de Leona, professora e mulher trans.
Autor(es): Modesto, Rubens Gonzaga
Orientador(es): Torres, Marco Antônio
Palavras-chave: Professores
Transexualidade
Transfobia
Educação
Travestis
Data do documento: 2018
Membros da banca: Torres, Marco Antônio
Nunes, Célia Maria Fernandes
Prado, Marco Aurélio Maximo
Referência: MODESTO, Rubens Gonzaga. Sobre coragem e resistência: contando a história de Leona, professora e mulher trans. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: É notória a dificuldade que transexuais/travestis enfrentam para permanecer nos espaços escolares, tendo em vista as agressões físicas e/ou psicológicas que lhes são infligidas cotidianamente nesses locais, por parte de seus pares e, até mesmo, de professores/as e profissionais da educação. No cotidiano escolar, as pessoas trans não sofrem apenas através das manifestações diretas de outras pessoas, mas também em razão do despreparo de professores/as e demais profissionais de educação para com a realidade vivenciada por essa população. Embora os espaços escolares possam se configurar como locais de reprodução e legitimação da transfobia, evidencia-se que alguns/as transexuais e algumas travestis, a despeito de todas as adversidades, constrangimentos e violência a que são submetidos/as para permanecerem-se nessas instituições, concluem seus estudos. Evidencia-se, ainda que de forma incipiente e reduzido a poucos casos, a emergência de docentes travestis/transexuais nas instituições escolares, que conseguiram suportar as imposições heteronormativas. Pressupondo-se que retornar à escola mesmo como professoras, pode se configurar como uma nova luta pelo seu reconhecimento e pertencimento social, esta dissertação investigou como se relaciona a história de vida de Leona, professora transexual da cidade de Congonhas/MG, seu ingresso e permanência na docência, por meio da narrativa de suas experiências e vivências. Com relação à metodologia, esse estudo optou, dentre as pesquisa qualitativas, pela pesquisa etnográfica. Relativo aos instrumentos de coleta e análise, foram utilizadas a entrevista preliminar, a entrevista narrativa e entrevista com a diretora de uma das escolas onde Leona trabalha, o levantamento bibliográfico, a análise de um memorial autobiográfico cedido pela colaboradora, além de observação participante em uma das escolas onde a colaboradora trabalha. Para análise da narrativa, baseando-se nas narrativas de outras professoras transexuais, estabeleceu-se os seguintes marcadores: seu processo de identificação e como se deu a construção de sua identidade de gênero; a relação com sua família; sua rede de apoio social; sua trajetória escolar; sua permanência nos espaços escolares e possíveis mecanismos para manter-se na profissão docente; a relação com seus/uas alunos/(as); a relação com os pais/mães de alunos/(as); a relação com o corpo docente e outros funcionários da escola e o uso do nome social. A análise dos dados permitiu estabelecer que Leona se autoidentifica como mulher trans buscando um distanciamento da identidade de gênero travesti; tendo uma trajetória escolar marcada por preconceito e discriminação, embora tenha iniciado seu processo de transformação após ter sido aprovada em concurso público para docente. Na sua relação com a família, evidenciou que houve uma rejeição paterna acerca de sua identidade de gênero. Em contrapartida, houve apoio por parte de sua mãe, que acabou por se configurar como um importante membro de sua rede de apoio social. Por diversas vezes, Leona deparou-se com atitudes transfóbicas enquanto docente, perpetradas por colegas e dirigentes. Assim como outras professoras transexuais, Leona utiliza mecanismos para manter-se na profissão docente, tais como ameaças de processos, realização de um trabalho singular e a estabilidade no serviço público. Seu nome social não é adotado em nenhum dos locais onde trabalhou/trabalha atualmente. Por outro lado, a relação com os alunos aponta para um reconhecimento e respeito ao gênero com o qual ela se identifica.
Resumo em outra língua: The difficulty that transsexuals / transvestites face in staying in school spaces is evident, given the physical and / or psychological aggression inflicted on them by their peers and even teachers and education. In everyday school life, trans people suffer not only through the direct manifestations of other people, but also because of the lack of preparation of teachers and other education professionals towards the reality experienced by this population. Although school spaces can be configured as places of reproduction and legitimacy of transphobia, it is evident that some transsexuals and some transvestites, despite all the adversities, constraints and violence to which they are subjected to remain in these institutions , conclude their studies. The emergence of transvestite / transsexual teachers in school institutions, which have been able to withstand heteronormative impositions, is evident, albeit in an incipient way and reduced to a few cases. Assuming that returning to school even as teachers, can be configured as a new struggle for recognition and social belonging, this dissertation investigated how the life story of Leona, a transsexual teacher in the city of Congonhas / MG, permanence in teaching, through the narrative of their experiences and experiences. Regarding the instruments of collection and analysis, the preliminary interview, interview narrative and interview with the director of one of the schools where Leona works, the bibliographical survey, the analysis of an autobiographical memorial given by the collaborator, besides participant observation in a of the schools where the employee works. For the analysis of the narrative, based on the narratives of other transsexual teachers, the following markers were established: its identification process and how the construction of its gender identity was established; the relationship with your family; their social support network; their school trajectory; their permanence in school spaces and possible mechanisms to remain in the teaching profession; the relationship with his / her students; the relationship with the parents / mothers of students; the relationship with faculty and other school officials and the use of the social name. The analysis of the data allowed to establish that Leona self-identification as trans woman seeking a distancing of transgender gender identity; having a school trajectory marked by prejudice and discrimination, although he began his transformation process after being approved in a public contest for teachers. In her relationship with the family, she showed that there was a paternal rejection of her gender identity. On the other hand, there was support from her mother, who eventually became an important member of her social support network. On several occasions, Leona was faced with transphobic attitudes as a teacher, perpetrated by colleagues and leaders. Like other transsexual teachers, Leona uses mechanisms to keep herself in the teaching profession, such as process threats, singular work, and stability in the public service. Your social name is not adopted in any of the places where you currently work / work. On the other hand, the relationship with students points to a recognition and respect for the gender with which it identifies itself.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9702
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 20/03/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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