Recrutamento e estabelecimento de plantas após transposição de topsoil para área degradada pela mineração de bauxita.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O Topsoil é a técnica mais difundida para recuperação de áreas mineradas, como no caso de áreas de extração de bauxita. Investigou-se a dinâmica das populações de plantas em amostras de Topsoil retirados de canga, com diferentes períodos de armazenamento e a eficiência do uso de serapilheira para áreas mineradas em recuperação. Para isso, considerou-se dois tratamentos: (1) uso de Topsoil com diferentes tempos de armazenamento, sendo um o Topsoil Previamente Armazenado (TPA) por três meses até sua utilização e o outro Topsoil Recém Coletado (TRC) que fora utilizado imediatamente após sua raspagem na área e (2) adição de serapilheira para minimizar a lixiviação observada em outros estudos na mesma área. Foram feitos levantamentos florísticos, fitossociológicos e dos espectros da vegetação, utilizando as formas de vida de Raunkiaer. Calculou-se o valor de cobertura, frequência, dominância e valor de importância das espécies. Para cada tratamento, calculou-se a diversidade pelo índice de Shannon-Wiener (H’) e Equabilidade de Pielou (J’) e, também, a similaridade entre estes tratamentos através do índice de Jaccard. Foram inventariadas 109 espécies ao longo de todo experimento. Sendo encontradas 70 espécies no Topsoil Previamente Armazenado (TPA) e 81 no Topsoil Recém Coletado (TPC). O TPA apresentou maior diversidade (H’ = 2,75) e equabilidade (J’ = 0,65) do que o TPC (H’ = 2,30; J’ = 0,52). Em relação aos tratamentos com serapilheira o mais diverso foi o TPA sem serapilheira (S = 52; H’ = 2,69; J’ = 0,68) e o com menor diversidade o TPC com serapilheira (S = 60; H’ = 2,21; J’ = 0,54). Não houve diferença significativa em relação ao armazenamento do Topsoil e a adição da serapilheira. Houve forte interação entre os dois fatores. Portanto, o armazenamento do Topsoil de áreas de campos ferruginosos por até três meses, não alterou a qualidade do seu banco de sementes, quando comparado ao uso do Topsoil sem armazenamento e a adição de serapilheira nas quantidades utilizadas não alterou a riqueza de espécies.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Solos - degradação, Recuperação de terra, Recuperação ambiental
Citação
DIAS, Diego Dayvison. Recrutamento e estabelecimento de plantas após transposição de topsoil para área degradada pela mineração de bauxita. 2016. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.