Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9583
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Valdei Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-22T15:52:22Z | - |
dc.date.available | 2018-02-22T15:52:22Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, V. L. de.O regime de autonomia avaliativo no Sistema Nacional de Pós-Graduação e o futuro das relações entre historiografia, ensino e experiência da história. Anos 90, Porto Alegre, v. 23, n. 44, p. 83-109-109, 2016. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/66436>. Acesso em: 16 jan. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-201X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9583 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo analiso como a acomodação da historiografia em um regime de autonomia marcado por modelos avaliativos metrificáveis afasta o campo de suas origens disciplinares no século XIX e do desenvolvimento profissional processado ao longo do século XX. Entendo por “regime de autonomia” o arranjo de forças históricas que possibilita um determinado discurso ganhar individualidade e diferenciar-se no tecido de enunciações disponíveis em época e lugar definidos. Um “regime” é a forma de descrevermos como a interação dessas forças afeta e configura o discurso, em especial a relação entre os vetores autor, leitor, circulação, linguagens, conceitos e médias. A hipótese aqui desenvolvida é que um “regime de autonomia avaliativo”, comum a outras esferas da ciência moderna, tem transformado a historiografia e o historiador contemporâneo, celebrando um perfil de alta especialização, baixa relevância e comunicabilidade social que coloca em risco a capacidade deste profissional colaborar para a diversificação das formas de experiência histórica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistema Nacional de Pós-Graduação | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Regime de autonomia avaliativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.title | O regime de autonomia avaliativo no Sistema Nacional de Pós-Graduação e o futuro das relações entre historiografia, ensino e experiência da história. | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periodico | pt_BR |
dc.rights.license | Os trabalhos publicados no periódico Anos 90 estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Anos 90 <https://seer.ufrgs.br/anos90/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 13 mar. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22456/1983-201X.66436 | - |
Appears in Collections: | DEHIS - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_NostalgiaProblemaMetahistórico.pdf | 160,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.