Representações de professores de inglês da escola pública : o olhar sobre o aluno e o espaço escolar.

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Data
2012
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Resumo
Tendo como base a Teoria do Discurso e as contribuições da Psicanálise, o sujeito é visto em oposição ao sujeito cartesiano (existe quando pensa). Assim sendo, este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento em andamento que investiga as tomadas de posição do professor. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que segue uma abordagem metodológica que privilegia diferentes possibilidades de interpretação do corpus, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de formação do corpus. Os participantes, neste estudo, são 24 professores de inglês da rede pública de ensino da região Sudeste do Brasil. O foco do estudo está no fato de que esses professores são egressos de um curso de educação continuada para professores de inglês. Os resultados apontam que, ao tecer a rede de representações sobre as escolas onde atuam e os seus alunos, a maioria dos professores-enunciadores faz um desabafo de uma série de sintomas que impedem que eles desenvolvam um trabalho de qualidade. O dizer dos professores se apoia no binarismo: escola pública/escola particular e revela o desejo dos professores de ter um aluno ideal, que aprenderia se tivesse as qualidades desejadas.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Discurso, Educação continuada, Representações
Citação
SÓL, V. dos S. A.; NEVES, M. de S. Representações de professores de inglês da escola pública: o olhar sobre o aluno e o espaço escolar. Gláuks, v. 12, n. 1, p. 205-226, 2012. Disponível em: <https://www.revistaglauks.ufv.br/index.php/Glauks/issue/view/5>. Acesso em: 16 jan. 2018.