Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9502
Título: Representações de professores de inglês da escola pública : o olhar sobre o aluno e o espaço escolar.
Título(s) alternativo(s): Representations of english teachers from public schools : a glance at the student and school landscape.
Autor(es): Sól, Vanderlice dos Santos Andrade
Neves, Maralice de Souza
Palavras-chave: Formação de professores
Discurso
Educação continuada
Representações
Data do documento: 2012
Referência: SÓL, V. dos S. A.; NEVES, M. de S. Representações de professores de inglês da escola pública: o olhar sobre o aluno e o espaço escolar. Gláuks, v. 12, n. 1, p. 205-226, 2012. Disponível em: <https://www.revistaglauks.ufv.br/index.php/Glauks/issue/view/5>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: Tendo como base a Teoria do Discurso e as contribuições da Psicanálise, o sujeito é visto em oposição ao sujeito cartesiano (existe quando pensa). Assim sendo, este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutoramento em andamento que investiga as tomadas de posição do professor. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que segue uma abordagem metodológica que privilegia diferentes possibilidades de interpretação do corpus, utilizando questionários e entrevistas como instrumentos de formação do corpus. Os participantes, neste estudo, são 24 professores de inglês da rede pública de ensino da região Sudeste do Brasil. O foco do estudo está no fato de que esses professores são egressos de um curso de educação continuada para professores de inglês. Os resultados apontam que, ao tecer a rede de representações sobre as escolas onde atuam e os seus alunos, a maioria dos professores-enunciadores faz um desabafo de uma série de sintomas que impedem que eles desenvolvam um trabalho de qualidade. O dizer dos professores se apoia no binarismo: escola pública/escola particular e revela o desejo dos professores de ter um aluno ideal, que aprenderia se tivesse as qualidades desejadas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9502
ISSN: 2318-7131
Licença: O periódico Gláuks permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2310>. Acesso em: 11 mar. 2020.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RepresentaçõesProfessoresInglês.pdf97,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.