Performatividade, (des)colonialidade e políticas linguísticas : a identidade do professor de espanhol em instituições brasileiras.
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Data
2017
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Resumo
Para esta pesquisa de mestrado embasamos nos estudos pós-modernos de
linguagem e de identidade. Partindo então dos estudos de Austin (1990) sobre “atos de
fala”, em que o autor considera a linguagem como ação e, por isso, os sujeitos que fazem
uso dela como agentes sociais, consideramos fundamental a análise dos discursos de
professores de espanhol para atingir (e transcender) os objetivos da pesquisa. Esta
pesquisa tem como objetivo principal: analisar os impactos para as identidades de
professores de língua espanhola causados pela experiência com a docência. Como
objetivos específicos, a pesquisa busca: 1) dissertar como a visão performativa da
linguagem ajuda na compreensão da fragmentação da identidade de professor; 2)
identificar, partindo da discussão sobre (des)colonialidade, qual a visão de língua/língua
espanhola está presente no imaginário discursivo dos professores; 3) verificar se a atuação
em diferentes áreas de ensino impacta de forma diferente o ensino de língua espanhola e
4) entender o porquê do entendimento de algumas pessoas de que o espanhol dos latinohispânicos
é um espanhol de menor importância. Para a escrita dessa dissertação,
embasamos em alguns teóricos como: Bauman (2005) e Hall (2005) e suas visões pósmodernas
de identidade e cultura; utilizamos da teoria de Fanon (1968) e Hall (2003) sobre
o conceito de pós-colonial e a noção de descolonialidade; também trazemos a teoria de
Mignolo (2006, 2008) e Walsh (2006) sobre a importância da interculturalidade no ensinoaprendizagem
de línguas. Bagno (2003) nos sugere que o preconceito linguístico é na
verdade um preconceito social, então com essa pesquisa procuramos também contribuir
com o rompimento de pensamentos sociais hegemônicos que consideram a variação
espanhola europeia como a mais “digna” de ser ensinada por ser falada por europeus.
Considerando também a dificuldade do quadro atual em que se encontra o ensino de
espanhol no Brasil, percebemos uma pesquisa como esta fundamental para tentarmos
compreender mais sobre a(s) identidade(s) desses professores de espanhol e sobre o
ensino de espanhol no Brasil.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Atos de fala - linguística, Análise do discurso, Língua espanhola
Citação
VIEIRA, Naiara de Paiva. Performatividade, (des)colonialidade e políticas linguísticas: a identidade do professor de espanhol em instituições brasileiras. 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.