Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9437
Título: A formação continuada de professores para a educação das relações étnico-raciais na modalidade a distância : a experiência do curso Uniafro/UFOP.
Autor(es): Peixoto, Silvana Vanessa
Orientador(es): Santos, Erisvaldo Pereira dos
Palavras-chave: Grupos étnicos
Cultura afro-brasileira
Data do documento: 2017
Membros da banca: Santos, Erisvaldo Pereira dos
Oliveira, Breynner Ricardo de
Santos, Silvani Valentim dos
Referência: PEIXOTO, Silvana Vanessa. A formação continuada de professores para a educação das relações étnico-raciais na modalidade a distância: a experiência do curso Uniafro/UFOP. 2017. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os limites e possibilidades da Educação a Distância (EAD) na formação continuada de alunos do Curso de Especialização Uniafro: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, conforme a percepção desses sujeitos durante o processo de ensino e de aprendizagem a distância. O Curso Uniafro foi ofertado no período de 2014 a 2016 pelo NEABI/UFOP, em parceria com a SEPPIR/MEC, para alunos vinculados a cinco Polos de Apoio Presenciais, com o objetivo de contribuir para a construção do conhecimento sobre a temática das relações étnico-raciais e estimular práticas educativas que visem implementar a Lei Nº 10.639/2003. Esta pesquisa foi ancorada em três eixos principais. No primeiro foi apresentada a EAD, no tocante à sua evolução, regulamentação e especificidades do processo de ensino e aprendizagem. No segundo procurou-se delinear as políticas públicas de formação continuada e a utilização da EAD como estratégia para essa formação. O terceiro eixo ocupou-se de apresentar a educação das relações étnico-raciais, a importância de se compreender e interferir nos currículos, o contexto de surgimento da Lei 10.639/2003, o Programa Uniafro e a institucionalização e contribuições dos NEABs para a formação continuada de professores. Além desses aspectos, foram apresentadas as pesquisas realizadas no período de 2003 a 2015, que investigaram cursos de formação continuada de professores sobre a temática da Lei 10.639/2003, visando conhecer as experiências e as metodologias adotadas para a oferta de Cursos a distância. Para melhor analisar o campo investigativo, apresentou-se o Curso Uniafro da UFOP, no tocante à sua concepção, planejamento e execução. Em seguida foi apresentada a investigação dos dados referentes à pesquisa de campo desenvolvida na UFOP, um estudo de caso com 20 alunos, matriculados no Curso Uniafro e vinculados ao Polo de Apoio Presencial do Município de Ponte Nova/MG, no qual foi enfocado o perfil dos alunos, as experiências anteriores ao Curso Uniafro, o processo de aprendizagem a distância e os desafios e vantagens encontradas durante o Curso. Os procedimentos metodológicos adotados compreenderam a análise documental sobre o Curso Uniafro e a aplicação de questionário por meio de correio eletrônico. Os dados obtidos permitiram a elaboração de considerações acerca do processo de ensino e de aprendizagem a distância sobre a temática das relações étnico-raciais, sob o ponto de vista dos alunos. Os resultados revelaram que os alunos possuíam maturidade e domínio das TICs necessários para o estudo a distância, além de possuir conhecimento sobre a temática. Foram identificados os limites da EAD para a formação continuada dos alunos, como as dificuldades de organização para o estudo, de comunicação e interação por meio do AVA – plataforma Moodle, além da elaboração do TCC. Como possibilidades foram localizadas, a flexibilidade, a possibilidade de conciliar estudo e trabalho, de conhecer novos materiais e práticas educativas aliadas às TICs, além de ter contribuído para a reorganização de práticas e concepções. Pode-se concluir que, apesar dos desafios, o Curso Uniafro conseguiu contribuir para a formação continuada dos seus alunos sobre a temática das relações étnico-raciais nos espaços educativos.
Resumo em outra língua: This study aims to identify and analyze the limits and possibilities of Distance Education (e-learning) in the continuing education of students of the Uniafro Specialization Course: Politics of Promotion of Racial Equality in School, according to the perception of these subjects during the distance teaching and learning process. The Uniafro Course was offered in the period 2014 to 2016 by NEABI / UFOP, in partnership with SEPPIR / MEC, for students linked to five Presence Support Poles, with the aim of contributing to the construction of knowledge on the subject of ethnic relations and stimulate educational practices aimed at implementing Law No. 10.639/2003. This research was anchored in three main axes. In the first one the e-learning was presented, regarding its evolution, regulation and specificities of the process of teaching and learning. In the second, we sought to outline public policies for continuing education and the use of e-learning as a strategy for such training. The third axis focused on the education of ethnic-racial relations, the importance of understanding and interfering in curricula, the context of the emergence of Law 10.639/2003, the Uniafro Program and the institutionalization and contributions of NEABs for continuing education of teachers. In addition to these aspects, the researches conducted in the period from 2003 to 2015, which investigated continuing teacher training courses on the subject of Law 10.639/ 2003, were presented, aiming to know the experiences and methodologies adopted for distance course. In order to better analyze the research field, the Uniafro Course of UFOP was presented, with respect to its conception, planning and execution. Next, the investigation of the field research data developed at UFOP was presented, a case study with 20 students, enrolled in the Uniafro Course and linked to the Face-to-Face Support Pole of the Municipality of Ponte Nova / MG, in which the student profile was focused, the experiences prior to the Uniafro Course, the process of distance learning and the challenges and advantages encountered during the Course. The methodological procedures adopted included the documentary analysis of the Uniafro Course and the application of a questionnaire through electronic mail. The data obtained allowed the elaboration of considerations about the distance teaching and learning process on the subject of ethnic-racial relations, from the point of view of the students. The results revealed that the students had maturity and mastery of the ICT needed for distance study, besides having knowledge about the subject. The limits of the e-learning for the continuous education of the students, such as the difficulties of organization for the study, of communication and interaction through the AVA - Moodle platform, besides the elaboration of the final course assignment, were identified. As possibilities were located, the flexibility, the possibility to reconcile study and work, to know new materials and educational practices allied to the ICTs, besides contributing to the reorganization of practices and conceptions. It can be concluded that, despite the challenges, the Uniafro Course was able to contribute to the continuing education of its students on the theme of ethnic-racial relations in educational spaces.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9437
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/01/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FormaçãoContinuadaProfessores.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons