Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9432
Título: Arte, cultura e expressão na filosofia de Merleau-Ponty.
Autor(es): Moreira, Gabriel Andrade Coelho
Orientador(es): Furtado, José Luiz
Palavras-chave: Fenomenologia
Cultura
Expressão
Data do documento: 2017
Membros da banca: Furtado, José Luiz
Moutinho, Luiz Damon Santos
Iannini, Gilson de Paulo Moreira
Referência: MOREIRA, Gabriel Andrade Coelho. Arte, cultura e expressão na filosofia de Merleau-Ponty. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: A presente dissertação propõe analisar as considerações de Merleau-Ponty acerca da expressividade criadora a partir dos fenômenos da arte e da cultura. As reflexões nela apresentadas pretendem articular os pressupostos e implicações presentes nas relações estabelecidas entre a experiência artística e o horizonte simbólico do mundo cultural. Nesse percurso, analisamos as principais contribuições de Merleau-Ponty a respeito da expressividade criadora nas artes a partir da ideia de cultura, em particular sobre as experiências expressivas da linguagem e da pintura. Segundo a hipótese dessa pesquisa, o trabalho criador do artista, através de sua produtividade indireta, assume as dimensões visíveis e invisíveis do ser na medida em que vivifica simbolicamente o mundo cultural.
Resumo em outra língua: Ce travail se propose d'analyser les considérations de Merleau-Ponty à propos de l'expression créateure à partir de la des phénomènes d'art et de la culture. Les réflexions présentées il vise à articuler les hypothèses et les implications présentes dans les relations entre l'expérience artistique et l'horizon symbolique du monde culturel. Cet itinéraire, nous analysons les principales contributions de Merleau-Ponty sur l'expression créateure dans les arts à partir l'idée de la culture, en particulier sur les expériences significatives de la langue et de la peinture. Selon l'hypothèse de cette recherche, l'oeuvre créateur de l'artiste, par sa productivité indirecte, prend les dimensions visibles et invisibles d'être en qui donne symboliquement la vie au monde culturel.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9432
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/01/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ArteCulturaExpressão.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons