Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9338
Título: [10]obediência cênica.
Autor(es): Caiafa, Frederico Alves
Orientador(es): Oliveira, Aline Mendes de
Palavras-chave: Desobediência civil
Terrorismo poético
Artes cênicas
Cenários liminares
Data do documento: 2017
Membros da banca: Oliveira, Aline Mendes de
Amaral, Maria Elisa Martins Campos do
Dias, Luciana da Costa
Referência: CAIAFA, Frederico Alves. [10]obediência cênica. 2017. 249 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: A [10]obediência Cênica é a impossibilidade de seguir regras estéticas para se realizar qualquer atividade artística, no âmbito da presença e em espaço urbano. Nesse sentido, a intenção é tratar a arte desta cena como não pertencente à área alguma. Cunhei o termo a partir da transgressão gráfica e por miscigenar significantes de naturezas diversas na produção de uma nova escrita para o título. Por intermédio de um exercício ético, estético e político, elenca-se pontos de semelhança em cada capítulo a fim rascunhar uma “cartografia analítica”, um rizoma de afecção performática, sintonizada às ideias ao redor da origem transgressora que nomeia esta pesquisa. Até o encontro com este modus operatio de trabalho e de vida que faz uso de aportes de campos diversos e contíguos às artes cênicas – filosofia, política, etc. – para criar a superfície de observação da produção desta escrita e consequente análise dos trabalhos escolhidos. Ao afeiçoarmo-nos por ações artísticas e de intervenção, criações que se associam a uma arte e a um certo ativismo, ou mesmo o inventado termo artivismo, enquanto outras atuam por frentes diretas, como no caso do terrorismo poético e do escrache. Assim, unem-se diversas linguagens que estão na mesma posição enquanto postura civil por se confrontarem com limites impostos à sua liberdade criativa. Arte vândala que se intenciona a dar outra forma, movediça, ao que se estabelece no cotidiano da tela urbana propondo a desobediência como resposta às “leis injustas”.
Resumo em outra língua: La [10]obediencia encénica es la imposibilidad de se seguir las reglas estéticas para ejecutar cualquier actividad artística en el ámbito de la presencia y en el espacio urbano. En ese sentido la intención es tratar el arte como no pertencente a ninguna área. De esa maneira, cuñei el término a partir de la transgressión gráfica y por miscigenar significantes de naturalezas diversos en la producción de una nueva grafia para el título. Aunque por un ejercício ético, estético y político, se eligen puntos de semejança en cada capítulo con el fin de hacer una “cartografia analítica”, un rizoma de afección performático, sintonizada con las ideas en respecto del origen transgresor que nomeia esa pesquisa. Hasta el encuentro con el modus operatio del trabajo y de vida que hace uso de apoyos de campos diversos y contíguos a el arte escénico – filosofía, política, etc. – para crear la superficie de observación de la producción de esa escrita y consecuente análisis de los trabajos escogidos. Por interesamonos por acciones artísticos y de intervención, creacciones que asocianse a un arte y a un cierto activismo, el término inventado artivismo, encuanto otras actúan por frentes directas como es en el caso de lo terrorismo poético y del escrache. Así, conectan los diversos lenguajes que están en la misma posición encuanto postura civil por confrontarse con los límites impuestos a su liberdad creativa. Arte vándalo que intenciona a dar otra forma, movediça, a lo que establecese en el cotidiano del écran urbano en una proposición de desobediencia como respuesta a las “leyes injustas”.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9338
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 05/12/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DesobediênciaCênica.pdf4,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons