Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9257
Título: O problema de designação de locais de armazenagem : aplicação em uma empresa do setor de agronegócio.
Título(s) alternativo(s): The storage location assignment problem : application in an agribusiness company.
Autor(es): Gomes, Helton Cristiano
Silva, Letícia M. da
Sousa, Amanda G.
Peixoto, Maria Gabriela M.
Palavras-chave: Agronegócio
Sistemas de armazenagem
Programação linear inteira
Problema de designação de locais de armazenagem
Data do documento: 2015
Referência: GOMES, H. C. et al. O problema de designação de locais de armazenagem: aplicação em uma empresa do setor de agronegócio. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 10, p.127-138, 2015. Disponível em: <http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/view/1284>. Acesso em: 29 set. 2017.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo propor um esquema eficiente de armazenagem para uma empresa do setor de agronegócio. A empresa estudada localiza-se na região do Alto Paranaíba–MG e, atua no ramo de exportação de grãos de café. Um sistema de armazenagem eficiente pode proporcionar uma melhoria na ocupação do espaço e na utilização dos recursos operacionais e do tempo do pessoal, além de facilitar no processo de separação de pedidos. Para isso, o problema foi modelado matematicamente como um problema de designação de locais de armazenagem (Storage Location Assignment Problem – SLAP), buscando a minimização dos custos de manuseio e a maximização da utilização do espaço e da eficiência do armazenamento. O modelo utilizado, com os dados coletados na empresa, foi resolvido utilizando o solver CPLEX versão 12.1. O novo cenário de armazenagem proposto pela resolução do modelo foi comparado com o cenário atual da empresa e, diversas vantagens foram observadas.
Resumo em outra língua: The goal of this work is propose an efficient storage scheme for a company in the agribusiness sector. The company studied herein is located in the Alto Paranaíba region of Minas Gerais, and exports coffee beans. Efficient storage can provide improvements in the use of space, operational resources, and staff time, as well as facilitating the order picking process. To accomplish this, the problem was mathematically modeled as a Storage Location Assignment Problem (SLAP), aimed at minimizing handling costs and maximizing space utilization and storage efficiency. The mathematical model using the company data was solved using the CPLEX solver, version 12.1. The results obtained were compared with the actual company scenario, and several advantages were observed.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9257
DOI: https://doi.org/10.15675/gepros.v10i3.1284
ISSN: 1984-2430
Licença: O periódico GEPROS permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/630>. Acesso em: 21 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DEPRO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProblemaDesignaçãoLocais.pdf634,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.