Valoração econômica do serviço ambiental realizado pelas abelhas na cultura da laranja.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O trabalho teve como objetivo demonstrar a importância do serviço ambiental que as abelhas realizam na cultura da laranja variedade Pera Rio, por meio da estimativa da valoração do serviço ambiental a partir do método baseado em preço de mercado considerando o valor econômico total, e analisando os relatórios de aplicação aérea de agrotóxico e também identificando junto ao produtor rural de laranja seus conhecimentos sobre a importância desse inseto para o pomar de laranja. O trabalho foi dividido em três fases; a primeira fase foi realizada aplicando um questionário aos produtores rurais de laranja da região mineira de Frutal, Planura e Comendador Gomes no ano de 2016. A segunda fase centrou-se em analisar os Relatórios Operacionais da empresa que realiza aplicação aérea de agrotóxico na cultura da laranja na região de Frutal MG nos anos de 2014 e 2015. A terceira fase consistiu na coleta de dados para estimar a valoração econômica do serviço de polinização realizado pelas abelhas na região considerada como cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro nos anos safra (2009/2010, 2010/2011, 2011/2012, 2013/2014, 2015/2016). O questionário foi aplicado para 79% dos produtores rurais de laranja da região estudada, sendo observado que 31,6% das propriedades utilizam a pulverização aérea como forma de aplicação de agrotóxicos, 68,4% dos entrevistados informaram que realizam aplicação de agrotóxicos no período da manhã sendo esse o período de visitação das abelhas, mesmo assim 84,2% dos produtores rurais informaram que existe preocupação sobre a aplicação de agrotóxico e cuidado com as abelhas. Analisado os relatórios de aplicação aérea foi verificado que 49,4% das aplicações foram realizadas com velocidade abaixo do recomendado favorecendo a deriva, foi encontrado irregularidades em relação a altura do voo e volume de calda em comparação ao informado nas bulas dos produtos. As aplicações chegam a ser realizadas em épocas de floração, e em horários que existe a presença das abelhas na área. 100% das aplicações aéreas foram realizadas com o uso de inseticida que são liberados para esse uso e todos os inseticidas utilizados são prejudiciais para as abelhas causando mortandade, diminuição na taxa de fecundidade e do desenvolvimento desses insetos. O valor do serviço ambiental das abelhas foi estimado em R$ 397.816.293,02 para toda a área de plantio de laranja da área estudada, ou seja, R$2.315,05 por hectare.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Produtos químicos agrícolas, Polinização, Apicultores
Citação
FERREIRA, Carla Virginia. Valoração econômica do serviço ambiental realizado pelas abelhas na cultura da laranja. 2017. 70 f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental) – Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.