Oxidação da anilina em fase líquida para obtenção de compostos com alto valor agregado promovida por óxidos de cério, nióbio e alumínio.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O desenvolvimento de novos catalisadores faz parte do cotidiano dos pesquisadores da comunidade catalítica. Este trabalho traz uma breve abordagem sobre a preparação de catalisadores heterogêneos a base de óxido de cério, produzidos pelo método dos precursores poliméricos (método Pechini) e síntese hidrotérmica, e catalisadores mistos de óxido de alumínio e óxido de nióbio, preparados pelo método de mistura mecânica, para utilização na oxidação da anilina em fase líquida, para obtenção de produtos com elevado valor agregado. Os resultados obtidos através das caracterizações físico-químicas e dos ensaios catalíticos mostraram que as metodologias adotadas para a preparação dos catalisadores proporcionaram a obtenção de materiais com interessantes propriedades texturais e catalíticas, comparativamente aos materiais análogos disponíveis comercialmente. Os catalisadores se mostraram ativos frente ao processo de oxidação da anilina em fase líquida, usando o peróxido de hidrogênio como agente oxidante. Os resultados evidenciaram alta atividade dos catalisadores preparados, em alguns casos com conversão total da anilina em condições reacionais brandas (temperatura e pressão ambiente). A atividade e a seletividade dos catalisadores variaram em função da natureza do catalisador, quantidade de agente oxidante, tipo de solvente, temperatura, massa de catalisador e tempo de reação empregados. No caso dos catalisadores a base de céria, o comportamento catalítico pareceu ser afetado principalmente pela mobilidade das espécies de oxigênio superficiais. Já para os catalisadores mistos (nióbia-alumina), conversão e seletividade pareceram estar relacionadas com o grau de hidroxilação na superfície dos óxidos, baseado na seguinte ordem: Nb2O5 > AlNbO4 > Al2O3. Palavras-chave: Catálise heterogênea; Oxidação da anilina; Óxido de cério; Niobato de alumínio.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Química. Departamento de Química, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Catálise heterogênea, Anilina - oxidação, Óxidos de cério, Niobato de alumínio
Citação
BATALHA, Daniel Carreira. Oxidação da anilina em fase líquida para obtenção de compostos com alto valor agregado promovida por óxidos de cério, nióbio e alumínio. 2017. 64 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.