Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9176
Título: Geometria elíptica e aplicações.
Título(s) alternativo(s): Elliptical geometry and applications.
Autor(es): Moreira, Marcelo Henrique Simões
Orientador(es): Oliveira, Edney Augusto Jesus de
Palavras-chave: Geometria riemaniana
Geometria afim
Data do documento: 2017
Membros da banca: Oliveira, Edney Augusto Jesus de
Souza, Gil Fidelix de
Silva, Gheyza Ferreira da
Referência: MOREIRA, Marcelo Henrique Simões. Geometria elíptica e aplicações. 2017. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Esse trabalho faz uma construção das geometrias: elíptica dupla, projetiva e afim. Também apresenta aplicações das mesmas como um modelo para o movimento da superfície terrestre e na identificação de cônicas. Além disso, possui uma utilização de cada uma dessas aplicações no ensino médio como meio de motivar os alunos no estudo de geometrias não euclidianas.
Resumo em outra língua: This work makes a construction of the geometries: Double Eliptica, Projective, and Affine. It presents applications as the model for the movement of the terrestrial surface and in the identification of conics. In addition, has a use of each of these applications in high school with a means to motivate students in the study of non-Euclidean geometries.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9176
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/11/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_GeometriaElípticaAplicações.pdf52,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.