Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9110
Título: Análise termomecânica de estruturas de aço via acoplamento MCD/MRPR.
Autor(es): Barros, Rafael Cesário
Pires, Dalilah
Lemes, Igor José Mendes
Rocha, Paulo Anderson Santana
Silveira, Ricardo Azoubel da Mota
Palavras-chave: Análise termomecânica
Incêndio
Data do documento: 2016
Referência: BARROS, R. C. et al. Análise termomecânica de estruturas de aço via acoplamento MCD/MRPR. Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia, v. 2, p. 237-253, 2016. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20756>. Acesso em: 29 set. 2017.
Resumo: Quando expostos à temperatura elevada, os elementos estruturais têm sua capacidade resistente comprometida, pois as características físicas e de resistência dos materiais empregados nas estruturas se deterioram com o aumento de temperatura. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um novo módulo computacional, denominado aqui CS-ASA/FSA, capaz de realizar a análise numérica de estruturas de aço sujeitas à temperaturas elevadas. Esse módulo utiliza o Método dos Elementos Finitos (MEF) e a análise inelástica é baseada no Método da Rótula Plástica Refinado (MRPR) acoplado ao Método da Compatibilidade de Deformações (MCD). Esse último método foi adotado para avaliar tanto a capacidade resistente da seção transversal, quanto as rigidezes axial e à flexão de estruturas de aço sob elevadas temperaturas. A construção da relação momentocurvatura se torna essencial para tal avaliação. Por fim, os resultados obtidos são comparados aos numéricos e experimentais encontrados na literatura.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9110
DOI: https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20756
ISSN: 2447-6102
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. Fonte: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE <http://periodicos.unb.br/index.php/ripe/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 18 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DECIV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseTermomecânicaEstruturas.PDF858,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.