Avaliação do uso de medicamentos veterinários e destinação de resíduos na microbacia do Mutum - APA do Rio Uberaba.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Os níveis crescentes de utilização de medicamentos veterinários e a possível contaminação ambiental causada por estes, os enquadram na categoria de poluentes emergentes. Nesse sentido, o tratamento de dejetos (fezes e urina), a disposição de carcaças provenientes de explorações pecuárias, assim como a resistência de antimicrobianos transmitida por alimentos estão ganhando mais atenção em pesquisas científicas. Garantir a disponibilidade de medicamentos veterinários eficazes para nos libertar de doenças contagiosas e, ao mesmo tempo, monitorar seus resíduos no meio ambiente, necessita de estratégias que visem a saúde para pessoas, animais e ecossistema a partir da cooperação entre os serviços de saúde veterinária e humana, autoridades, políticos, produtores de animais e a indústria alimentícia, fundamentando-se nas estratégias de Saúde Única. Este trabalho tem por objetivo diagnosticar as explorações animais na microbacia pertencente à APA do rio Uberaba, que é fonte de abastecimento público de água. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e o diagnóstico levantado através de um questionário semiestruturado, de abordagem qualitativa, em 23 propriedades. Os resultados mostram fragilidade da área frente ao uso de medicamentos veterinários, principalmente pelo baixo índice de suporte veterinário profissional e de registros de monitoramento para produção de alimentos seguros, sendo que a maioria das explorações animais refere-se à bovinocultura. A disposição de embalagens de medicamentos faz forma satisfatória, mas sua destinação final é irregular. A literatura confirma que há riscos para a saúde humana e impactos ao meio ambiente, provocados pelo uso de medicamentos veterinários em animais de produção, sendo a resistência antimicrobiana apontada como a mais preocupante. As estratégias mundiais para desenvolver a Saúde Única são pertinentes para Áreas de Proteção Ambientais como a APA do rio Uberaba e reforçam a participação mais efetiva da medicina veterinária frente aos desafios da gestão de riscos para doenças emergentes de caráter zoonótico. Preservar a saúde dos recursos hídricos na microbacia do Mutum evita disseminação de patógenos e garante melhor qualidade de água para abastecimento público.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Produtos veterinários, Resíduos sólidos rurais
Citação
PIERINI, Fabiana Gomes. Avaliação do uso de medicamentos veterinários e destinação de resíduos na microbacia do Mutum - APA do Rio Uberaba. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental) – Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.