Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8703
Título: Álgebra na escola básica versus álgebra na licenciatura : onde se encontra o x da questão?
Autor(es): Silva, Juliano Pereira da
Orientador(es): Moreira, Plínio Cavalcanti
Palavras-chave: Álgebra - ensino
Matemática - licenciatura
Formação de professores
Data do documento: 2015
Membros da banca: Moreira, Plínio Cavalcanti
Zaidan, Samira
Campos, Dilhermando Ferreira
Referência: SILVA, Juliano Pereira da. Álgebra na escola básica versus álgebra na licenciatura: onde se encontra o x da questão? 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: Com o foco no ensino e na aprendizagem de Álgebra na escola, procuramos estabelecer um paralelo entre o que a literatura indica como conhecimento relevante na prática docente escolar e o conhecimento relevante na formação inicial de acordo com o currículo do curso de licenciatura em matemática. Tomamos como referência dos conhecimentos da formação o currículo do curso de licenciatura em matemática da UFMG e como referência dos conhecimentos relevantes para a prática docente escolar uma parte da literatura especializada sobre o ensino e aprendizagem de álgebra na Educação Básica, além de alguns trabalhos sobre as relações entre os saberes da prática e os saberes da formação. Basicamente, a pesquisa buscou responder as seguintes perguntas de investigação: a) Quais são os conhecimentos matemáticos sobre álgebra trabalhados nas disciplinas obrigatórias do currículo do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais? b) Como esses conhecimentos (identificados na Questão a) se relacionam com as demandas de conhecimento da prática docente em matemática na Educação Básica? Analisamos o currículo da licenciatura em matemática da UFMG, selecionando, em primeiro lugar, as disciplinas que contêm elementos de conhecimento voltados para a formação em álgebra. Selecionadas as disciplinas, estudamos as correspondentes ementas e programas, incluindo as referências bibliográficas básicas e, a partir daí, produzimos uma resposta para a primeira questão de pesquisa. Para responder a segunda, identificamos, a partir de uma análise de parte da literatura especializada no ensino e aprendizagem da álgebra escolar, um conjunto de saberes que essa literatura examinada indica como relevante para a prática docente na educação algébrica escolar, traçando, então, um paralelo com o que havíamos construído como resposta à primeira pergunta. Os resultados indicam um distanciamento relativo entre os saberes da formação e os saberes da prática, no sentido de que a formação valoriza basicamente a construção de uma visão acadêmica da matemática escolar, enquanto as questões que o professor enfrenta na prática do trabalho com a álgebra na educação escolar demanda conhecimentos que vão muito além dessa visão acadêmica da álgebra.
Resumo em outra língua: Focused on the teaching and learning of school algebra, we draw a parallel between what literature indicates as relevant mathematical knowledge in school teaching practice and the mathematical knowledge prescribed by a Brazilian university mathematics teacher education Program. Our reference for knowledge to teaching practice comes from specialized literature on teaching and learning of school algebra. Our research offers an answer to the following questions: a) What are the mathematical knowledge of algebra taught in the compulsory subjects of the curriculum in Mathematics Degree at Universidade Federal de Minas Gerais? b) How this knowledge (identified in Question a) relate to the demands of mathematics teaching practice at school? We analyzed the curriculum of the Mathematics teacher education program at UFMG, selecting the relevant disciplines, i.e., the ones that relate to prepare prospective teachers to work with algebra at school level. We then produced an answer to the first research question. To answer the second one, we identified, from the analysis of the literature on teaching and learning of school algebra, a set of knowledge that the examined literature indicates as relevant to teaching practice. Finally, we built comparison beetween the answers to the first and the second research questions. The results indicate a gap between the kind of mathematical knowledge listed in the teacher education curriculum and the one indicated as relevant to school teaching practice practice by the literature. We were led to the conclusion that the teacher education program values the construction of an academic vision of school mathematics, while the challenges teachers face in practice working with school algebraic education requires knowledge far beyond this academic view of mathematics.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8703
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_ÁlgebraEscolaBásica.pdf5,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_OndeEncontraX.pdf5,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons