Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8699
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorTorres, Marco Antôniopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Apolônia de Jerusalém Ferreira-
dc.date.accessioned2017-09-05T14:17:42Z-
dc.date.available2017-09-05T14:17:42Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Apolônia de Jerusalém Ferreira. Gênero e sexualidades na formação de pedagogos/as: diálogos acerca de entendimentos e práticas discentes. 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8699-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa buscou analisar como estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto têm se apropriado dos assuntos relacionados ao gênero e as sexualidades e os discursos que produzem sobre eles. Foram utilizados conceitos que circulam no campo dos Estudos de gênero, tais como: matriz heterossexista, performatividade de gênero, identidade de gênero, orientação sexual, entre outros. De caráter qualitativo, a pesquisa fez um levantamento de outras investigações acadêmicas para a contextualização do trabalho. Além disso, foram realizadas 08 (oito) entrevistas com discentes regularmente matriculados/as no segundo, quarto e sétimo período da graduação, entre os meses de Maio e Novembro do ano de 2016. Para tal, o argumento utilizado é o de que os estereótipos de gênero e referentes as sexualidades aparecem nas entrevistas, indicando que estes ainda são um desafio no campo educacional. O estudo mostrou que compreender os entendimentos e práticas que os/as discentes produzem é um passo importante a fim de conhecer e enfrentar a resistência diante de propostas que atinjam o gênero e as sexualidades numa perspectiva menos heteronormativa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subjectSexopt_BR
dc.titleGênero e sexualidades na formação de pedagogos/as : diálogos acerca de entendimentos e práticas discentes.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeTorres, Marco Antôniopt_BR
dc.contributor.refereeNogueira, Marlice de Oliveira ept_BR
dc.contributor.refereeMiranda, Shirley Aparecida dept_BR
dc.description.abstractenThe research sought to analyze how the students of bachelor degree in Pedagogy from Federal University of Ouro Preto, have appropriated about the subjects related the genders and sexualities and the speech has produced themselves. Were used concepts were used that permeate in the Gender´s studies field, such as heterosexual matrixes, gender performativity, identity gender, sexual orientation, among others. Qualitative character, the research raised others academics investigations to de based upon this search. Furthermore, the interviews were made with eight students enrolled on the second, fourth and seventh semester between May until November in 2016. Then, the argument used is the stereotypes Gender and sexuality appear in the interviews, indicating that these are still a challenge in the educational field. This study showed that to know the agreements and practices that the students produced is an important step in order to conceive and face resistance to proposals that reach gender and sexuality in a less heteronormative perspective.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO _GêneroSexualidadeFormação.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons