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Título: Análise da infraestrutura de pavimento rígido com reforço diferenciado de fibras de aço.
Autor(es): Maciel, Priscila de Souza
Orientador(es): Bezerra, Augusto Cesar da Silva
Palavras-chave: Mecânica de rochas
Pavimentos
Fibras de metal - aço
Data do documento: 2017
Membros da banca: Bezerra, Augusto Cesar da Silva
Gouveia, Antônio Maria Claret de
Martins, Cláudio José
Referência: MACIEL, Priscila de Souza. Análise da infraestrutura de pavimento rígido com reforço diferenciado de fibras de aço. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia Geotécnica) – Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Atualmente, os concretos reforçados com fibras curtas de aço são amplamente utilizados no Brasil e no mundo, em especial nas obras de pavimentos e túneis. O uso das fibras de aço em pavimentos de concreto se dá pela necessidade de melhoria da eficiência do concreto em função da sua reduzida capacidade de resistência à tração, consequência da dificuldade em interromper a propagação de fissuras. A fibra atua como ponte de transferência de tensão nos pontos de fissura do pavimento, restringindo a propagação da mesma devido à redução do efeito de concentração de tensões. Neste estudo adotou-se uma faixa com maior volume de fibras na área ínfera da estrutura. Os corpos de prova foram moldados em três modelos: (i) sem fibras, (ii) com fibras distribuídas uniformemente e (iii) com fibras concentradas na área inferior, utilizando concreto com aproximadamente 30MPa de resistência à compressão. Os agregados foram caracterizados quanto à granulometria e massa específica, e as fibras quanto à geometria, resistência à tração e microestrutura. Realizou-se a moldagem de oito corpos de prova cilíndricos (100x200mm) e dois prismáticos (150x150x500mm) para cada modelo. Os compósitos produzidos foram avaliados quanto à resistência à compressão, ao módulo de elasticidade, resistência à tração na flexão, à tenacidade e à absorção de água. A análise da infraestrutura se deu pelo coeficiente de recalque em função da resistência à tração na flexão. Os resultados demonstraram que a configuração de fibras concentradas na parte inferior das peças contribui para o desempenho do concreto.
Resumo em outra língua: Nowadays, reinforced concrete with short steel fibers is widely used in Brazil and in the world, especially in pavements and tunnels. The use of steel fibers in concrete pavements is due to the need to improve concrete's efficiency due to its lower tensile strength due to the difficulty in stopping the propagation of cracks. The fiber, therefore, acts as a bridge of transference of tension in the points of fissure of the pavement, restricting the propagation due to the reduction of the effect of the concentration of tensions. This study suggested the study of a range with greater volume of fibers in the lower area of the structure . The specimens were distributed in three distributions: no fibers, with uniformly distributed fibers and fibers concentrated in the lower area, using a compression concrete of approximately 30 MPa. Initially, the aggregates were characterized by granulometry and specific mass. Soon after the fibers was characterized by geometry, tensile strength and microscopy. Eight cylindrical specimens (100x200mm) and 02 prismatics (150x150x500mm) were modeled for each model. Compressive strength, modulus of elasticity, tensile strength in flexure, toughnesss and water absorption were performed. The analysis of the infrastructure was by settlement as a function of tensile strength in flexure. The results demonstrated that a fiber configuration concentrated in the lower part of the models contributes to the performance of the concrete.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8532
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