Presença e comédia : o teatro de Martins Pena e a busca da nacionalidade (1838 - 1847).

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2017
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Resumo
Esta pesquisa objetiva investigar o projeto teatral de Martins Pena a partir da hipótese de construção de uma Nacionalidade marcada pela orientação ético-política presente em sua obra. Partimos da suposição de que parte da sua fortuna crítica, por ter sido elaborada por uma tradição historiográfica anterior que tendia a não alocar potência intelectual e crítica nas comédias, deixou escapar seus aspectos de crítica da realidade social, não enfatizando em sua obra a presença de um clima histórico marcado pelas diversas tensões políticas e sociais em jogo no interior de um tempo histórico acelerado, como era o caso do Brasil após a independência de Portugal. A fim de tornar possível a compreensão de uma Modernidade brasileira, o Capítulo I discute conceitos-chave como o de presença, sentido e clima-histórico (stimmung), conceitos fundamentais para a orientação teórica e epistemológica empreendida na abordagem da Modernidade. O capítulo II, por sua vez, discute a Tragédia e a Comédia como gêneros historicamente distintos, mas que caracterizam duas faces de um mesmo clima histórico oitocentista marcado pela melancolia e busca de formação de uma identidade nacional. Para tanto, abordaremos o ano de 1838 como central, posto que marca tanto a estreia da tragédia de Gonçalves de Magalhães, O Poeta e A Inquisição, quanto na estreia da primeira comédia de Martins Pena, O Juiz de Paz na Roça. Objetivou-se assim caracterizar este período como profundamente marcado por intensos debates e disputas literárias e teatrais, fundamentais para a construção e intensificação do imaginário da nação. Já o capítulo III investiga o que as comédias de Martins Pena presentificam desta nação em construção, revelando aspectos da realidade social brasileira em seu esboço nascente, por dar voz àquele que seria um dos principais debates do período: quem seria o povo que constitui esta Nação? Após compreendermos o que grupos diversos de então entendiam como povo iremos investigar como se dá os efeitos de presença de cada um deles por meio da linguagem da comédia e ampliando esta em direção a outros elementos presentes no clima histórico de então, a saber: a presença do estrangeiro como o ‘outro‘, a presença da escravidão através da violência e do silêncio, o universo feminino, o Brasil físico, ‘geográfico‘, que se mostra através do contraste. Por fim, concluímos que a presença fortemente acentuada nas comédias de Martins Pena revela uma intensa necessidade de experimentar um tempo que muda de forma acelerada por meio de uma estética voltada para emoção do riso. O sentido capaz de ser extraído de suas peças, por sua vez, só pode ser compreendido a luz do próprio tempo em que foram elaboradas, em um círculo hermenêutico.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Citação
RIBEIRO, Andréa Sannazzaro. Presença e comédia: o teatro de Martins Pena e a busca da nacionalidade (1838 - 1847). 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.