Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8470
Título: Entre o ético e o estético : uma abordagem do conceito Freudiano da sublimação na perspectiva de Jacques Lacan.
Autor(es): Sousa, Vinícius Barbosa Carlos de
Orientador(es): Iannini, Gilson de Paulo Moreira
Palavras-chave: Freud, Sigmund
Sublimação
Jacques Lacan
Estética
Immanuel Kant
Data do documento: 2017
Membros da banca: Iannini, Gilson de Paulo Moreira
Rocha, Guilherme Massara
Guimarães, Bruno Almeida
Referência: SOUSA, Vinícius Barbosa Carlos de. Entre o ético e o estético: uma abordagem do conceito Freudiano da sublimação na perspectiva de Jacques Lacan. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O objetivo desta dissertação consiste num estudo sobre o conceito psicanalítico de sublimação, partindo da definição que Jacques Lacan dá a esse conceito em seu O Seminário, livro VII – a ética da psicanálise. Inicialmente elaborado por Freud, a sublimação apresentou-se como um conceito para discutir um tipo de destino privilegiado da pulsão. De modo geral, ela é caracterizada, por princípio, como um recurso que viabiliza a satisfação pulsional, desviando-a para atividades culturais. Dentre elas, a experiência estética sempre compareceu como destaque. Ainda que o conceito tenha fundamental importância na metapsicologia freudiana, ela revela algumas dificuldades de apreensão. Buscamos revisitar o conceito a partir de abordagem de Lacan que, ao examiná-lo, nos fornece a célebre fórmula que define a sublimação como elevação do objeto à dignidade da Coisa. Assim, primeiramente, se faz necessário um percurso teórico para evidenciar o que é a noção de Coisa (das Ding), e como ela se posiciona em relação às teorias das pulsões, do objeto, e do sujeito do desejo, tal como a psicanálise as compreende. Na medida em que a sublimação, desde Freud, consiste num manejo específico das exigências pulsionais, ao invés de promover o recalque delas e a subsequente produção de formações sintomáticas e sofrimento, a discursão sobre o conceito recai num debate ético. A análise de Lacan comporta essa discussão e o passo seguinte desta pesquisa procurará argumentar como o psicanalista francês a concebe. Isto é, será a partir da perspectiva do desenvolvimento do desejo e da constituição de valores por trás da lógica que objeto sublimado suporta. O campo das artes, bem como a natureza do procedimento artístico, comparece aqui revelando como podem apoiar essa função. Ao fim, busca-se ampliar a discussão sobre a sublimação, objetivando situar a visão de Lacan sobre a experiência estética. Para tanto, compromete-se a submeter a fórmula da sublimação a um diálogo com a doutrina filosófica de Kant acerca do belo e do sublime. A inspiração para tal parte da própria indicação de Lacan que, em seu Seminário VII, acredita que o conceito pode se beneficiar com uma interlocução com Kant, embora ele mesmo pouco tenha se detido a respeito. No entanto, dos poucos comentários que ele realizou sobre a beleza, declaradamente influenciado por Kant, identifica-se nas entrelinhas do modo como o psicanalista a interpreta que a noção de sublime está presente ali, como se fossem sobrepostas. Com esse pressuposto, busca-se desenvolver o que a conjunção do belo ao sublime pode significar, uma vez que Kant tratou esses conceitos estéticos de modo tão distinto.
Resumo em outra língua: The objective of this dissertation consists in a study about the psychoanalytic concept of sublimation, beginning from the Jacques Lacan‟s definition of this concept formulated in his The Seminar, book VII – the ethics of psychoanalysis. Initially elaborated by Freud, the sublimation is presented as a concept to discuss a kind of privileged destiny to the drive. Generally, it is characterized, by principle, as a resource that makes viable the drives satisfaction, deflecting them to cultural activities. Between them, the aesthetic experience always appeared as a highlighted one. Although the concept has fundamental importance in Freudian metapsychology, it reveals some difficulties of grasping. We attempt to revisit the concept coming from the Lacanian approach which, in his evaluation of it, provides us the famous formula that defines the sublimation as elevation of the object to the dignity of the Thing. Thus, firstly, becomes necessary to establish a theoretical course to evidence what the notion of the Thing (das Ding) is, as well how it is positioned in relation to the theory of the drive, the object and the subject of desire, as psychoanalysis comprehends them. Insofar sublimation, since Freud, consists in a specific handling of the drives exigencies, instead of promoting the repression of them which produces symptomatic formations and suffering, the discussion of the concept lies on an ethic debate. Lacan‟s analysis bears this discussion and the next step of this research intends to argue how the French psychoanalyst comprehends it. This means to say that it will be discussed from the perspective of desire development and values constitution which is behind the logic that the sublimated object supports. The realm of arts, as well the nature of artistic procedure, appears here revealing how they can support this function. At the end, we pursue trying to amply the discussion about sublimation, aiming to situate the Lacan‟s point of view concerning the aesthetic experience. For this purpose, the sublimation formula is submitted to a dialogue with the Kant‟s philosophic doctrine about the beauty and the sublime. The inspiration for this comes from a Lacan‟s indication in his Seminar VII, who believes that the concept may be improved starting from an interlocution with Kant, although hadn‟t dedicated himself to this work enough. However, considering the very few comments he performed concerning the beauty, reportedly influenced by Kant, we notice that the notion of the sublime is implicit in how he interprets it. According to this assumption, we will develop what this conjugation may mean, once treated by Kant as such different aesthetics concepts.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8470
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃOO_ÉticoEstéticoAbordagem.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons