Aprendendo a ensinar geometria nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com alunos de pedagogia de uma universidade federal mineira.

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Data
2017
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Resumo
A presente pesquisa teve como propósito analisar possíveis mobilizações de saberes por estudantes de Pedagogia, ao vivenciarem tarefas relacionadas ao ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a responder a seguinte questão: Que saberes são mobilizados por licenciandos em Pedagogia a partir de um conjunto de tarefas relacionadas ao ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O estudo, de cunho qualitativo, ocorreu ao longo de 12 encontros com 20 estudantes de um curso presencial de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade federal do interior de Minas Gerais durante uma disciplina obrigatória de sua matriz curricular. A produção de dados se deu por meio de: diário de campo do pesquisador (com o apoio de gravações em áudio e vídeo de alguns encontros), registros produzidos pelos estudantes ao longo do trabalho e entrevistas com alguns licenciandos. Inspirados em conceitos como Mathematical knowledge for teaching, Mathematics for teaching, Teachers’ mathematical knowledge for teaching, entre outros, buscamos construir uma compreensão acerca dos saberes relacionados ao ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, consideramos a experiência vivida por alguns futuros pedagogos, participantes do estudo, e também pelo formador, autor deste estudo. Os resultados evidenciam que o tempo foi insuficiente para mobilizar, de forma consistente, saberes específicos de Geometria. Em parte, isso se deve à formação recebida na Educação Básica pelos participantes do estudo e à relação estabelecida por eles com a Matemática. Contudo, encontramos fortes indícios de mobilização de outros saberes, importantes para a construção da identidade docente: compreender que existem variadas formas de ensinar Geometria nos anos iniciais; perceber o papel do professor na construção dos conhecimentos geométricos nas aulas dos anos iniciais; valorizar a participação das crianças nas tarefas de Matemática; reconhecer a necessidade de o professor procurar interpretar/compreender o raciocínio das crianças para melhor planejar suas aulas, entre outros. Em síntese, o processo vivido contribuiu para a construção de uma relação com a Geometria por parte dos licenciandos que pode favorecer aprendizagens futuras. A pesquisa gerou um produto educacional voltado para formadores de professores e professores, no qual algumas tarefas são apresentadas e discutidas. Esperamos contribuir para a formação matemática dos professores dos anos iniciais, e trazer elementos para o debate acadêmico acerca da Matemática para o ensino nos anos iniciais, e, em especial, dos saberes relacionados ao ensino de Geometria nesse nível.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Matemática - estudo e ensino - geometria, Matemática - estudo e ensino - formação de professores, Educação de base
Citação
CARVALHO, Hudney Alves Faria de. Aprendendo a ensinar geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo com alunos de pedagogia de uma universidade federal mineira. 2017. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.