Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8286
Título: Avaliação ambiental de trechos de rios na região de Ouro Preto-MG através de um protocolo de avaliação rápida.
Autor(es): Rodrigues, Aline Sueli de Lima
Malafaia, Guilherme
Castro, Paulo de Tarso Amorim
Palavras-chave: Avaliação ambiental
Protocolos
Habitat
Rios
Data do documento: 2008
Referência: RODRIGUES, A. S. de L.; MALAFAIA, G.; CASTRO, P. de T. A. Avaliação ambiental de trechos de rios na região de Ouro Preto-MG através de um protocolo de avaliação rápida. Revista de Estudos Ambientais, v. 10, p. 74-83, 2008. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rea/article/view/904>. Acesso em: 20 jun. 2017.
Resumo: A manutenção da qualidade ambiental dos rios está diretamente relacionada ao conhecimento e controle das variáveis que interferem em sua dinâmica, sejam elas resultantes das ações do homem sobre o ambiente ou de suas transformações naturais. Os rios vêm sofrendo com despejos de esgotos domésticos e industriais, além de outras ações antrópicas em seu entorno, que interferem diretamente em sua estrutura física e em suas comunidades. Fora das áreas urbanas ações degradantes também podem ser observadas, sendo as Unidades de Conservação as poucas áreas preservadas onde se podem encontrar trechos de rios em excelentes condições ambientais. Desta forma, este trabalho traz os resultados da avaliação ambiental de trechos de rios localizados na região de Ouro Preto-MG, realizada através de um Protocolo de Avaliação Rápida de Rios proposto para cursos d’água inseridos em campos rupestres no bioma cerrado. Os locais de aplicação incluíram trechos de rios na área urbana, trechos dentro de uma unidade de conservação (Parque Estadual do Itacolomi, MG) e trechos em áreas rurais. Através do Protocolo de Avaliação Rápida de Rios foi possível determinar qual a situação de alteração ambiental de cada trecho selecionado. Os resultados demonstram a possibilidade de caracterização de um corpo d’água através de parâmetros de caráter físicos e biológicos do habitat, bem como a facilidade de aplicação do método utilizado. A avaliação da integridade ambiental de qualquer ecossistema é o passo inicial para o planejamento e implantação de programas de manutenção, preservação e recuperação de ambientes e, portanto, uma ferramenta complementar que pode ser utilizada por órgãos gestores de recursos naturais.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8286
Link para o artigo: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rea/article/view/904
DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1983-1501.2008v10n1p74-83
ISSN: 1983-1501
Aparece nas coleções:DEGEO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliaçãoAmbientalTrechos.pdf
  Restricted Access
421,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.