Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8267
Título: Complexos máfico-ultramáficos do escudo Sul-rio-grandense : revisão com ênfase na geoquímica dos elementos da série 3D de transição.
Autor(es): Hartmann, Leo Afraneo
Wildner, Wilson
Remus, Marcus Vinicius Dorneles
Suita, Marcos Tadeu de Freitas
Data do documento: 1992
Referência: HARTMANN, L. A. et al. Complexos máfico-ultramáficos do escudo Sul-rio-grandense: revisão com ênfase na geoquímica dos elementos da série 3D de transição. Pesquisas em Geociências, Porto Alegre, v. 19, n.2, p. 168-173, 1992. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/PesquisasemGeociencias/article/view/21308/12298>. Acesso em: 20 de jun. 2017.
Resumo: Os complexos máfico-ultramáficos do Rio Grande do Sul foram reavaliados, com ênfase nos dados disponíveis para elementos químicos da série 3d de transição. Os complexos apresentam geralmente três componentes, quais sejam, ultramáfico (principalmente peridotitos, serpentinitos e xistos magnesianos), máfico e metassomático. Este último componente está bem desenvolvido na maioria dos complexos e foi identificado mas não estudado em detalhe. A suíte gabróica está presente em diversas áreas, tal como Pedras Pretas, e mostra uma química da série 3d de transição desde menos evoluída até mais evoluída, podendo ser classificada da mesma forma que em outras séries do mundo. Os serpentinitos são semelhantes entre si, independente da área avaliada, normalmente mostrando características residuais exceto em Pedras Pretas, onde a química do protólito gabróico foi mantida. Os peridotitos do Cerro da Mantiqueira são harzburgitos e a sua química da série 3d não pode ser distinguida de serpentinitos. Na região do Arroio Cambaizinho, os xistos magnesianos contendo várias proporções de tremolita + clorita + magnetita + ilmenita foram testados em camadas com um a cinco metros de espessura e que apresentam continuidade lateral de afloramento de centenas de metros. Eles mostram química uniforme na mesma banda e parecem corresponder a lavas magnesianas, de afinidade possivelmente komatiítica, metamorfizada na fácies anfibolito. As lavas foram derivadas de um manto enriquecido em elementos LILE ou contaminadas por material crustal.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8267
Link para o artigo: http://www.seer.ufrgs.br/PesquisasemGeociencias/article/view/21308/12298
DOI: https://doi.org/10.22456/1807-9806.21308
ISSN: 1807-9806
Aparece nas coleções:DEGEO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ComplexosMáficosUltramáficos.pdf
  Restricted Access
1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.