Outsiders no cinema de Gus Van Sant (1985-1991).

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Nossa pesquisa tem como objetivo desvelar a construção da imagem do desvio nos filmes da Trilogia de Portland de Gus Van Sant (1985-1991). Buscamos evidenciar os discursos com os quais as obras dialogam e colocam em perspectiva intentando observar uma trajetória dessas imagens no cinema norte-americano e suas especificidades. A construção da imagem de outsiders no cinema norte-americano sofreu transformações ao longo dos anos e esse processo não pode ser apartado do contexto que caracteriza essas mudanças. Dividimos, portanto, nosso percurso metodológico em três eixos de ação que procuram estabelecer um diálogo com a análise das ideias de desvio que permeiam a construção dos três longas-metragens aqui abordados. Sendo a figura do outsider o ponto de convergência escolhido para percepção do nosso objeto, apropriamo-nos de uma análise que coloca em perspectiva as ideologias evidenciadas no discurso fílmico, em diálogo com o contexto de produção no qual o filme nasce ou representa. Entendemos que o objeto aqui discriminado situa-se em um lugar e tempo específico. A análise fílmica que desconsidere isso incorreria em uma percepção menos embasada deixando de lado fundamentos cruciais de conjunturas, processos de mudanças, contingências etc. Apropriamos de nuances do conceito de desvio explorado pelo sociólogo Howard Becker (2008) investigando as interfaces que estabelece com as discussões e representações de outsiders na cinematografia norte-americana.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Cinema - trilogia de Portland, Cinema - outsiders, Diretores e produtores de cinema - Gus Van Sant, Cinema - análise fílmica
Citação
GOMES, Daniela de Paula. Outsiders no cinema de Gus Van Sant (1985-1991). 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.